No dia em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, no ano em que foi designado pela Organização Mundial do Turismo o Ano Internacional do Turismo Sustentável deixo um exemplo de boas práticas:

“Un Mundo Diferente”. Um mundo acessível, solidário e sustentável! É este o lema dos hotéis Ilunion.

A cadeia de hotéis ILUNION, do grupo empresarial espanhol ONCE e da sua fundação,  assenta a sua bandeira na acessibilidade universal. Conscientes de que o turismo é um direito de todos o seu compromisso está na criação de acessibilidades e na integração profissional de pessoas com deficiência.

Os princípios pelos quais se regem são os da igualdade e solidariedade assim como uma grande preocupação ambiental, implementando planos de sustentabilidade de maneira a minimizar os efeitos negativos no meio ambiente.

Todos os 26 hotéis do grupo têm acessibilidade total com condições para todas as pessoas. As barreiras físicas não existem, mas não só,  a integração e envolvimento das pessoas começa nos empregados com um sistema igualitário e justo acabando no tratamento ao cliente sem qualquer tipo de discriminação.

Um mundo solidário focado não apenas nos clientes mas também nos empregados. Os hotéis Ilunion empregam ao todo cerca de 26% de pessoas com algum tipo de deficiência sendo que 6 das unidades hoteleiras são geridas como centros especiais de emprego em que a percentagem sobe para os 70%. Indirectamente esse número está nos 40% para todo o grupo.

Os centros especiais de emprego, em Espanha, foram criados como modelos de integração laboral em que mais de 70% dos empregados têm algum tipo de deficiência. Têm como principal objectivo a realização de um trabalho produtivo no mercado em que operam, garantindo o emprego remunerado e a prestação de serviços ajustados às necessidades pessoais e sociais de seus trabalhadores com deficiência.

Todos os empregados do grupo têm formação sobre a questão da acessibilidade e sobre como receber pessoas com necessidades especiais, proporcionando um atendimento adequado a cada caso especifico. A procura da satisfação do cliente indo ao encontro das exigências de cada um.

Atitudes como esta contribuem, seguramente, para a construção de uma sociedade inclusiva tirando partido daquilo que todos temos para dar, sejamos trabalhadores ou clientes, assim como o seu sucesso só pode ser uma fonte de inspiração para que outros venham a praticar o mesmo.

Escrevo este artigo baseado no que é divulgado no site dos hotéis Ilunion. Posso apenas comprová-lo no hotel de Madrid, ILUNION Alcala Norte,  anteriormente denominado Confortel Alcala Norte, onde estive há uns anos.

A informação e foto de topo foram retirados do site do grupo Ilunion.

JusGo!!

Author

Write A Comment