Ao passear pela zona velha da cidade do Funchal deparamo-nos com uma verdadeira galeria de arte ao ar livre. São dezenas de obras de arte, ou antes, de portas de arte espalhadas pelas ruas dessa zona da cidade.

O projecto artE de pORtas abERtas pretendeu trazer a arte e a cultura às ruas, pintando as portas de casas, lojas ou espaços abandonados ou em ruínas. Foi uma forma de revitalizar e dinamizar a zona trazendo uma nova vida à cidade.

A zona velha, até há bem pouco tempo uma zona a evitar por turistas, foi ressurgindo com a renovação dos espaços, a abertura de novos negócios, novas unidades de hotelaria e de restauração. Neste momento, são ruas, algumas apenas pedonais, cheias de esplanadas e de grande animação. A intervenção artística foi mais uma forma de chamar as pessoas ao bairro histórico e, dessa maneira, dar vida a uma zona muito característica e bonita da ilha.

Foram vários os artistas convidados a participar no projecto mas o mais interessante foi o envolvimento e a participação espontânea dos residentes da zona.

Vale a pena passear por estas ruas e apreciar as telas que se exibem em cada uma delas.

JustGo!! 

Author

Write A Comment