Porque a nossa viagem começa no dia em que nascemos, JustGo With vem dar a conhecer vidas e mostrar que todos somos diferentes no caminho que tomamos, nos tropeços que encontramos e no amor que damos.
Viajantes desta vida,
que nem sempre é em linha recta, que para uns é mais direita do que para outros, mas que todos a fazemos o melhor que conseguimos.
Quais são os teus tropeços?


JustGo With … Mami Pereira

Maria Miguel Pereira, mais conhecida por Mami Geographic, é escritora, viajante, exploradora, aventureira e arqueolojista entre tantas outras coisas.
Quem não lê Mami, não sabe o que perde, pois joga com as palavras como ninguém, com muito humor e a maior parte das vezes parece que nos está a ler a mente.
Assim que chega o frio, foge para paragens mais quentes e já correu meio mundo, mas é a Índia que a fascina e onde passa alguns meses, sempre que pode.
Mami tem medo de carros, barcos, aviões e de tantas outras coisas, mas o maior medo é o de não ir, por isso nada a trava.


As viagens ensinaram-me que a nostalgia é suave como veludo mas cheira a mofo.


IDADE / HOBBIES / PAIXÕES
37 rotações solares
Hobbies: Ler, pensar, comer, viajar
Paixões: “o sabor das tâmaras, árvores antigas, os nomes do vento, que me lavem as mãos, o cheiro de tudo quando estou com fome, dar gargalhadas, o nascer da Lua, comidas que se prestam à colher, o humor e a bondade, aqueles abraços que parecem mantas fofas no Inverno, a perfeição da cama pela manhã, o cheiro dos livros velhos, o sabor a terra das trufas e o sabor a mar das ostras, Antares – a gigante vermelha da constelação de Escorpião -, orquestras a afinar, caroços de nêspera, o cheiro dos lírios, do jasmim e da flor de laranjeira, sentar-me em sítios onde os meus pés não chegam ao chão, aqueles segundos antes de um beijo, fogo-de-artifício, pirilampos, andar a galope, sete da tarde, maré baixa, tigres, lençóis de hotel, camarins cheios de flores, comer maçãs e pêras à faca como fazia o meu avô e sol, sol, sol.” um excerto d’A Tosse! Podem vir buscar mais aqui

COSTUMAS VIAJAR? EM TRABALHO OU LAZER (OU OUTRO)?
Viajo por amor próprio. 

O QUE DIZEM AS VIAGENS DE TI? QUE TIPO DE VIAJANTE ÉS?
Sou uma viajante de cinema. Tenho aquele romantismo à herói solitário, adorava ir vivendo pelo mundo em exotismo e glória, rodeada de livros, música e artefactos com mais anos e milhas que eu, trajada à moda do sítio, suor perfumado a especiarias. 
Faço mais ou menos isto, mas sem a tralha toda. Vou ficando em sítios até os saber de cor, de coração. E depois troco-o por outra paixão. 

O QUE SIGNIFICA VIAJAR PARA TI?
Descobrir montanhas, rios, lagos secretos, cidades, avenidas, ruas, becos e escadinhas de mim. 

O MELHOR DA VIAGEM?
O antes, o muito depois e a comida.

AVIÃO, COMBOIO, CARRO, BICICLETA OU A PÉ?
Disso tudo e a bater o dente. 

PREFERES VIAJAR SOZINHO(A) OU ACOMPANHADO(A)?
Acompanhada por alguém com quem possa sentir que estou a viajar sozinha. 

Justgo-with-mami

QUAIS SÃO OS TEUS TROPEÇOS?
Como boa overthinker sou insone e tenho medos crónicos, sou aquela pessoa que entra num autocarro e faz logo uma simulação de um acidente em cadeia – “onde é que está o martelinho?”, “Onde é que esta a janela do tecto?” Se precisarem de partir as janelas do carro, usem a ponta dos ferros dos encostos de cabeça. Eu não sou boa da cabeça. Hoje em dia assusta-me a velocidade e o barulho. Barcos, aviões, carros… o que vale é que em caso de pânico já percebi que lá pela quinta hora o meu corpo começa a a relaxar. Mas pior que tudo e não sair de casa. Então vou com medo mesmo. 

PODES EXPLICAR UM POUCO AS TUAS FOBIAS?
Bom, sendo mulher, o medo é a dobrar. Não podemos esquecer que, só por existirmos, já “estamos a pedi-las”! É uma chatice, não deviamos ter que pensar duas vezes por andar na rua, não devíamos ter a visão periférica aguçada como têm as presas, por oposição aos perdadores, mas o mundo não vai deixar de rodar e esperar pelo dia da Santa Igualdade. O instinto é o nosso super poder. E se não pudermos, fazemos duas vezes, só para ficar bem sublinhado.

CONDICIONA A FORMA COMO VIAJAS? 
Às vezes vou pé ante pé.

LIMITA A ESCOLHA DO DESTINO?
Sim, mas não muito. O frio condiciona mais que o medo.

Justgo-with-mami

QUERES PARTILHAR UMA VIAGEM/AVENTURA QUE TENHAS FEITO E GOSTADO MUITO? A VIAGEM QUE MAIS GOSTASTE? ONDE FOI, O QUE FIZESTE, PORQUE GOSTASTE TANTO?
Uiii, tantas, viajo há 13 anos. Tenho um livro só sobre isso. Chama-se Mami Geographic e podem vir buscá-lo aqui.

SE SÓ PUDESSES ESCOLHER UM DESTINO PARA VIAJAR PARA SEMPRE, QUAL SERIA? JÁ LÁ ESTIVESTE? DESCREVE ESSE DESTINO E PORQUÊ A ESCOLHA?
A Índia. Já lá fui três vezes muitos meses. Não sei porquê. Não sou nada yoga-shanti-vegan. Mas a Índia tem qualquer coisa. A minha alma, praias quentinhas, reinos antigos, cidades caóticas, jardins do Éden, música, picante, bordados, cânticos, beleza, misticismo, trânsito, vacas, medos muitos medos e mais deuses que isso tudo junto.

QUAL A TUA VIAGEM DE SONHO? JÁ A FIZESTE?
A de sonho é sempre a próxima. As viagens ensinaram-me que a nostalgia é suave como veludo mas cheira a mofo. Além disso é o contrário da esperança. Nunca tive uma viagem que fosse pior que a anterior, o que está para a frente é sempre melhor. Mais que não seja porque é o único sítio onde se pode viver.

O QUE TE DÃO AS VIAGENS?
Medo, coragem, doenças, saúde, insónia, bom sono, fome, banquetes, ansiedade, calma, desilusão, felicidade. Tudo e o seu contrário.

DEFINE VIAGEM NUMA PALAVRA
Viver!


MAMI PEREIRA

SITE: Mami Geographic

INSTAGRAM: Mami Geographic

FACEBOOK: Mami Geographic


Outras entrevistas

Author

Write A Comment