Um dia bem passado em Évora é percorrer o seu centro histórico, Património Mundial da UNESCO desde 1986, riquíssimo em termos históricos e arquitectónicos. É a “cidade museu”, e cada edifício é  um monumento e tem uma história.

É um verdadeiro desafio para quem tem mobilidade reduzida mas, mau mesmo, é para quem vai de saltos altos!!! Ui! Sim senhora, um salto agulha é um encanto para  deslizar pela calçada de pedra irregular e incerta que por ali abunda! Mas calma, encontrei a solução ideal!! Nada melhor do que fazer o passeio, confortavelmente sentada num lindíssimo Mercedes 220 S CABRIO de 1958, ou num mimoso Morris Minor de 1961. E que tal um Mathis de 1929? É só escolher, as opções são muitas e variadas.

Foi o que fiz! O dia estava estupendo e, por isso, seguimos no Mercedes 220 S de capota aberta. Passámos a ser mais uma atracção da cidade! todos olhavam, não para nós, mas para a linda e muito bem conservada viatura.

Como conheço Évora, desde pequena, pois passava lá férias em casa dos meus tios, achei que não ia ver nada de novo. Enganei-me! Tornou-se muito engraçado e interessante ver e ouvir esta cidade, que eu sentia um pouco minha, contada por um “estranho”. Descobri tanta história e tantos cantos que desconhecia.

Nada como fazer uma visita guiada por quem sabe do assunto. Miguel Mira, da Top Emotions, conduziu-nos  pelas lindas ruas de Évora não deixando nenhum pormenor por contar. Foram mesmo os pormenores que captaram a minha atenção, pois são muitos e muito curiosos.

Foi um momento muito agradável e muito bem passado. Ficámos a saber um pouco mais da cidade que se encontra dentro de muralhas e dos povos que por lá passaram, deixando as suas marcas espalhadas  por todo o lado. O mesmo edifício pode ter diferentes estilos e épocas, sendo a Sé Catedral um grande exemplo disso.

Na Top Emotions, os carros são tantos que são muitas as opções para escolha, consoante as necessidades de cada pessoa. Pode escolher-se um mais amplo para maior conforto uma vez lá dentro, ou um com porta mais larga para facilitar a entrada. Enfim! há para todos os gostos!

E como o nosso Alentejo é tão rico, existem programas com percursos que vão mais além de Évora. É só escolher!

JustGo!!

Author

Write A Comment