Enoturismo e arquitectura premiada acessível a todos, no Alentejo? Claro que sim, na Herdade do Freixo!

Adoro quando me repito, e, como só falo do que está bem, ao repetir-me já sei que é coisa boa!

Quem visita a Herdade do Freixo é, essencialmente, pela arquitectura. Atenção que esta é uma estatística minha, mas foi o que verifiquei durante a visita que fiz. Éramos um grupo pequeno, nove pessoas mais o bebé Salvador, das quais quatro eram arquitectos e os restantes foram, também, mais pela adega do que pelo vinho. Tudo isto se compreende pois a Adega foi premiada como “Edifício do ano 2018”, pelo site de arquitectura Archdaily, de Nova Iorque, além de ter recebido outros prémios e menções honrosas.
A autoria do projecto é do Arquitecto Frederico Valsassina que teve como pressupostos, em termos técnicos, tirar o melhor proveito das uvas e, em termos arquitectónicos, ter o menor impacto visual preservando a paisagem e a envolvente.
A Herdade fica na Aldeia do Freixo, concelho de Redondo, nas imediações da Serra D’Ossa.


Arquitectura

Ao chegar, quase que não damos por ela, pois a Adega está enterrada e a única coisa que se vê, de longe, são as clarabóias que lhe dão a luminosidade que encontramos em todos os três pisos que ficam debaixo da vinha, pelo menos até aos 20 metros que descemos. A Adega tem um efeito em espiral que é percorrida por uma rampa que a circunda, inspirada num saca-rolhas, por onde vamos descendo até ao último piso, e que a torna única. Situa-se num local de solo rochoso, como se pode ver na sala de estágio, onde uma grande rocha “entra” parede adentro, aproveitando as suas propriedades que lhe conferem a humidade necessária nesta fase de produção.
A simplicidade e o bom gosto predominam em todo o espaço e a decoração, de estilo minimalista, traz uma leveza e uma frescura que o Alentejo exige, pelo menos nos meses de verão.
Toda a Adega foi construída a pensar no processo de produção do vinho por efeito da gravidade natural. Assim sendo, à medida que vamos descendo os pisos, vamos percebendo como se processam todas as etapas desde a vindima, à recolha da uva, à fermentação e, finalmente, ao estágio do vinho, no último piso.
Tudo foi pensado ao pormenor, enquadrando o objectivo final com o local envolvente, neste caso, com as amplitudes térmicas que se fazem sentir na zona, procurando manter uma temperatura ideal para a frescura e equilíbrio pretendidos.

Enoturismo

Bem, mas ao falar de enoturismo falamos de vinho e, por aí, também vale muito a pena a visita pois são muito bons. Esta é uma opinião de quem não percebe nada de vinho, apenas sei dizer se gosto ou não e destes gostei. Foram quatro os que provámos: o Freixo Alvarinho de 2018, o Freixo Reserva branco de 2018, o Freixo Reserva tinto de 2016 e, para finalizar, o Freixo Family Collection de 2016. O Reserva Branco era muito bom, mas, como sou mais de tinto, estes foram os meus preferidos e, de facto, o Family Collection é um vinho de excelência.
São várias as castas que aqui se encontram, consideradas adequadas ao Terroir específico da Herdade, algumas não muito óbvias para o Alentejo, tornando os vinhos diferenciados.
Quem acompanhou a visita foi a Assessora de Direcção e Técnica de Enoturismo, Lisa Serrachino, que nos explicou tudo com muita descontração e simpatia, mas, acima de tudo, com muita clareza o que resultou mesmo para quem não percebe muito do assunto.

Justgo-herdade-freixo

Acessibilidade na Herdade do Freixo

Os espaços são amplos e desimpedidos sendo possível andar sem obstáculos. A Adega está toda acessível, no entanto há a destacar o pormenor de, na loja e sala de provas, o piso ser em pedra de xisto onde não é fácil andar em cadeira de rodas ou com carrinhos de bebé. Tem, ainda, uma casa de banho adaptada, junto à recepção, e há elevador com acesso a todos os pisos.
No exterior, o piso é em terra batida desde o estacionamento até à entrada, mas é possível abrirem o portão e entrar por aí. Não foi preciso pedir já que se ofereceram a fazê-lo, assim que cheguei.

O tempo passou devagar e ninguém nos apressou, ou não estivéssemos no Alentejo, e resultou numa tarde muito bem passada!

JustGo!!


Reserva
Aconselho o agendamento da visita, com antecedência, que pode ser feito no site da herdade em:
https://www.herdadedofreixo.com/enoturismo

Author

Write A Comment