Enoturismo acessível a todos, no Alentejo? Na Mainova, em Arraiolos, quase, quase que sim! Espero que em breve tudo esteja acessível a todos.

Desta vez escolhemos visitar a adega Mainova, por sugestão da Madalena Vidigal, do blog Entre Vinhas (se não seguem e gostam de boas dicas de vinho, não percam!).

O primeiro contacto que fiz foi por e-mail, onde questionei sobre as acessibilidades, e fiquei a saber que a única falha estava na casa de banho, que tinha todas as condições mas ainda não tinham colocado as barras de apoio. Decidi logo ir! Se esse era o único problema, nada como ir e deixar a minha sugestão, reforçando a urgência de o fazerem.

Chegámos à Herdade da Fonte Santa quase 40 minutos antes da hora marcada, mas fomos recebidos com grande simpatia pela Margarida Pinto, que nos acompanhou de imediato e durante toda a visita.

O projecto Mainova foi desenvolvido por Bárbara Monteiro, a mais nova de três irmãs, que decidiu aceitar o desafio dos pais de ampliar o negócio da herdade que já pertencia à família há uns anos. Tivemos o prazer de a conhecer, pois veio cumprimentar-nos com muita simpatia, enquanto visitávamos a adega, .

A Visita à Mainova

A experiência que escolhemos foi Visita e Prova de 3 Vinhos que consistia em:
Visita à vinha e ao Olival Milenar e Adega + Prova 3 Vinhos + tábua Mainova (queijos + enchidos regionais)

O primeiro cuidado da Margarida foi saber se eu poderia ir na Pickup, pois é assim que costumam começar a visita. Claro que fui! Com ajuda do Fernando subi para a carrinha e seguimos caminho para explorar um pouco da Herdade e fazer um passeio pelas Vinhas onde ficámos a conhecer as castas que são usadas em cada vinho. O percurso passa também pelo Olival, assim como pelas Oliveiras milenares, que são mesmo incríveis, e ficámos a saber toda a história relacionada com estas árvores que se mantêm ao longo de tantos anos.
De seguida, fomos conhecer a adega e ver todas as fases de produção do vinho, enchimento, rotulagem e embalamento das garrafas.

Na Mainova, a vindima é manual e faz-se de noite a fim de preservar a temperatura ideal das uvas, seguindo a uva diretamente para a prensa e cuba onde o enchimento é feito por gravidade, a um ritmo natural, sendo a intervenção humana realizada no mínimo possível em todo o processo. Outra grande preocupação assenta na sustentabilidade, usando materiais reciclados e sustentáveis, sempre que possível, e procurando ter o mínimo de desperdício.

Justgo_Mainova

A Prova

O bom gosto impera por todo o edifício e a sala onde se realiza a prova dos vinhos é lindíssima, podendo ser reservada para eventos privados. Tem até uma pequena cozinha que a torna muito versátil.
A nossa prova foi acompanhada por produtos regionais, deliciosos. Os vinhos conquistaram-me, principalmente, os tintos, como sempre os meus preferidos, no entanto, posso dizer que gostei muito do Moinante Encruzado branco.

Os Vinhos

A prova foi feita pela seguinte ordem:
MOINANTE ENCRUZADO ESTÁGIO PROLONGADO 2020. Vinho branco. Ano: 2020, Casta: Encruzado.
MAINADA BAGA 2020. Vinho tinto. Ana:2020. Casta: Baga.
MILMAT TINTO RESERVA 2020. Vinho tinto. Ano: 2020. Castas: Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Baga.
MOINANTE DUPLA CURTIMENTA 2022. Vinho Branco. Ano: 2022. Castas: Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Encruzado.
Os enólogos responsáveis são: António Maçanita e Sandra Sarria.

O Azeite

Os azeites Mainova, que fazem parte da prova são azeites de alta qualidade. Um deles, azeite extra virgem, caracterizado por uma acidez baixa de 0,2%, obtido através de uma conjugação de azeitonas verdes e maduras, que proporcionam notas de folhas de azeitona e amêndoa verde.

O outro, Azeite extra virgem Early Harvest, é produzido a partir de azeitonas verdes colhidas no início da época e caracteriza-se por uma acidez baixa, 0,2% e um sabor frutado verde intenso, amargo e picante.

Não posso deixar de referir que a Margarida Pinto foi de uma simpatia extrema e detentora de uma grande paciência pois aturou-nos antes e para além da hora prevista, sempre com um sorriso e disponibilidade total.

Realmente, este é um facto que tenho observado ao longo das minhas visitas de enoturismo, tal é a paixão e a entrega de quem nos recebe, falando do projecto como se fosse uma criação sua. Não é só uma questão de simpatia e de bem receber. É mesmo fazê-lo com amor, com dedicação e entrega. Fantástico, espero continuar a cruzar-me com profissionais destes!

Acessibilidades na Mainova

O estacionamento fica mesmo ao lado do edifício e dá acesso directo à loja e à adega. Para ir até ao primeiro andar, onde é realizada a prova, há que ir por fora do edifício, por rampa, um pouco inclinada, mas que se faz bem com uma pequena ajuda, ou ir de carro, pois aí também há estacionamento.
Na casa de banho, como já referi, falta colocarem barras de apoio, tendo já porta de correr e espaço para uma cadeira de rodas.
Não existem degraus nem obstáculos durante todo o percurso.

Justgo_Mainova

JustGo!!

Mainova: https://www.mainova.pt/
Monte Herdade da Fonte Santa, EN 372-1
7040-669 Vimieiro, Arraiolos

Author

Write A Comment