Enoturismo acessível a todos, no Alentejo? Na Adega João Portugal Ramos, em Estremoz, não totalmente, mas está para breve.

Ao chegar a Estremoz é impossível não passar por algumas das vinhas João Portugal Ramos num enquadramento fantástico com o Castelo no topo.

A marca João Portugal Ramos é uma referência no país, especialmente no Alentejo, onde nasceu, com o conhecido Marquês de Borba, mas é na exportação que assenta a maior parte do negócio.
Ao pesquisar sobre o nome João Portugal Ramos aquilo que mais sobressai é o lado familiar em que o negócio assenta, passando de uma geração para outra, o que, para mim, é encantador.

“Raramente um bom vinho é fruto do acaso.”

João Portugal Ramos

O grupo João Portugal Ramos

Tudo começou em Estremoz, primeiro com a plantação de uma vinha depois com a construção da Adega Vila Santa, mas a ampliação do negócio expandiu, depois, mais para Norte com outros projectos. Recentemente alargou a área de negócio com a aquisição da marca CR&F.

Vila Santa no Alentejo, Quinta de Foz de Arouce nas Beiras, Quinta de Castelo Melhor no Douro e os vinhos verdes de Monção e Melgaço são as regiões onde opera o grupo. Vinho, azeite, vinagre, aguardente e brandy são as áreas de atuação, sendo o vinho a principal.

Existe uma grande preocupação na adopção de políticas de sustentabilidade ambiental e, mais recentemente, uma aposta na produção biológica.

Enoturismo

Fomos muito bem recebidos pela Márcia que nos acompanhou na visita e nos transmitiu a sua paixão pelos vinhos e pelo que faz.
À chegada, subimos à sala de provas e assistimos a um pequeno vídeo onde ficámos a conhecer o percurso do enólogo João Portugal Ramos, dos seus vinhos e das quintas do grupo.

A partir das janelas da sala conseguimos perceber todo o percurso da uva, desde que chega, onde é feita a selecção, a maceração e a fermentação nos tanques de mármore, até chegar à adega onde terminam nos barris de carvalho ou nas cubas de inox. Aqui ficam em estágio o tempo necessário, repousando ao som de música, à imagem do que acontece noutras adegas. Segundo alguns estudos a ténue vibração que a música provoca nas barricas ajuda a melhores resultados.

No corredor encontramos a exposição de amostras dos quatro diferentes tipos de solos, que se encontram na zona e que dão origem aos vinhos.

A prova

Começámos com o Vila Santa Reserva branco de 2021, das castas Semillon, Arinto e Verdelho, seguido do Marquês de Borba Vinhas Velhas branco de 2021 das castas Arinto, Roupeiro, Antão Vaz e Alvarinho.

Os tintos, os meus preferidos, foram Marquês de Borba Vinhas Velhas de 2019, das castas, Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão e Syrah e terminámos com o Marquês de Borba Colheita de 2021, das castas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Petit Verdot e Merlot.

A acompanhar queijo alentejano, pão e azeite Oliveira Ramos Extra Virgem.

Acessibilidade

A vontade de tornar a experiência de enoturismo acessível a todos já existe, basta colocá-la em prática. E para isso já existe um projecto pensado que será implementado, espera-se, ainda este ano.

A simpatia e a disponibilidade conquistaram-me e fizeram que, mesmo com a falta de acessibilidade, decidisse ir. Já sabia de antemão que a sala de provas tinha 3 degraus, mas como desta vez ia com um grupo de amigos a ajuda não ia faltar.

Aquilo que me foi transmitido é que existe uma sala com acessibilidade onde é possível fazer a prova e que existe também uma casa de banho adaptada. No dia em que fui esse edifício estava fechado e não foi possível aceder, pelo que não posso transmitir o que realmente existe.

O acesso à adega é feito por rampa com alguma inclinação, pelo que precisei de ajuda.

Espero que em breve todo o percurso da visita se torne acessível, pois é uma visita muito agradável e vale a pena conhecer.

Neste link é possível aceder a todos os artigos sobre o tópico: Enoturismo acessível a todos, no Alentejo?

JustGo!!

A adega João Portugal Ramos fica na herdade Vila Santa, Estrada Nacional 4, Estremoz

Site: https://www.jportugalramos.com/

Author

Write A Comment