Estive estes dias no Porto, na primeira edição da Wine & Travel Week, a convite da Essência do Vinho. Tratou-se de um evento de promoção do Enoturismo que ocorreu num ambiente propicio à realização de negócios e à partilha de conhecimentos, onde se criaram excelentes oportunidades para estabelecer e reforçar contactos.

É uma feira profissional com expositores da oferta existente em Portugal e no resto do mundo, com várias apresentações do que se faz nesta área e, ainda, um Fórum dedicado ao tema da inovação e da sustentabilidade no Enoturismo.

O Fórum contou com a participação de oradores de vários países, que trouxeram exemplos do que se faz pelo mundo, principalmente em áreas como o digital ou a sustentabilidade ambiental, social e económica. Falou-se de inovação e de tendências e de quais são os limites e até onde ir. O foco – as pessoas e como acrescentar valor e conhecimento através do Enoturismo.

A alta gastronomia e bom vinho, a cargo de Chefs Michelin e Sommeliers premiados, foram ponto assente durante todo o evento, onde nada falhou em termos de organização. O evento decorreu na Alfândega do Porto, onde encontrei acesso a todas as salas, casas de banho adaptadas e estacionamento garantido.

Quanto à minha presença, aproveitei para fazer contactos e perceber sobre locais de Enoturismo com acessibilidades para todos. Mais uma vez verifico que, além da falta de acessibilidades, o grande problema é a falta de conhecimento sobre o assunto. Ao questionar sobre a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, a resposta era muitas vezes positiva, ou seja, que existiam condições, mas, quando tentava perceber quais eram essas condições, na maioria dos casos, baseavam-se, apenas, em alguns percursos sem obstáculos. Ficaram agendadas algumas visitas para uma consultoria sobre o que poderá ser feito para melhorar as acessibilidades, de modo a que estas experiências possam ser, efectivamente, usufruídas por todos.

Seguiu-se a 19ª edição da Essência do Vinho, um evento que reúne produtores de todas as regiões vinícolas portuguesas, no emblemático Palácio da Bolsa.

A próxima edição da Wine & Travel Week já está marcada para Fevereiro do próximo ano e eu quero lá estar!

JustGo!!

Author

Write A Comment