Adoro desafios e este foi daqueles que me deu muito prazer e me trouxe uma sensação enorme de dever cumprido.

Fui desafiada pela Rita Duarte, fundadora da Portugal 4All Senses, a ir a uma das suas aulas de Turismo Acessível, que leciona na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Aí, falei da minha experiência e do meu blog aos seus alunos do Curso de Turismo de Natureza e Aventura.

Foi muito bom ver a atenção que deram a tudo o que tentei transmitir e ver que a mensagem foi passada com sucesso. Uma das provas que teriam que prestar, no âmbito da avaliação da cadeira, seria desenvolverem um texto sobre o tema e o resultado foi excelente. Todos transmitiram, muito bem, tudo aquilo de que falámos e desenvolveram textos muito completos focando os aspectos fundamentais para quem tem mobilidade reduzida.

Como recompensa, o texto que obtivesse melhor nota seria publicado no meu blog e é com muito gosto que o faço. Aqui fica o texto “Vamos visitar a Costa da Caparica” elaborado pelas alunas Carolina Cartaxo e Cláudia Ribeiro.

Eu própria fui fazer o percurso e comprovar aquilo que escreveram. Espero que gostem e bom passeio.

JustGo!!

Vamos visitar a Costa da Caparica

Para alguém com mobilidade reduzida nem sempre é fácil escolher destinos acessíveis para se passar um dia, ou até mesmo, para se fazer uma escapadinha rápida de fim de semana.

Apesar da água não ser quente como em Palma de Maiorca, a Costa da Caparica poderá ser um local a considerar numa próxima saída rápida para aproveitar o sol e quebrar um pouco a rotina. Esta é uma zona turística bastante conhecida pelas suas belas praias e pela prática do surf durante todo o ano. Era de se esperar que, pelo vasto número de turistas e pelo movimento que ali existe durante todo o ano, este destino fosse um local de extrema acessibilidade. Apesar de não ser o melhor de Portugal, a Costa da Caparica até é um dos locais com um bom nível de acessibilidade comparativamente ao resto do país.

Neste artigo, vamos dar-vos a conhecer um pouco da zona da Costa da Caparica, locais de passeio e lazer, a praia acessível existente, restauração e também uma das várias opções de alojamento acessível.

Poderá começar o seu dia com um agradável passeio à beira das praias, num passadiço que se estende por mais de 1,5 km. Poderá estacionar o carro no Parque de Estacionamento P1 ou P2, junto ao restaurante Marcelino Beach Club, ou junto ao Café do Mar. Aí, é possível subir-se através de uma rampa para o passadiço que também tem integrado uma via pedonal.

Ao longo deste passeio, passamos por vários cafés e restaurantes com uma vasta gama de ofertas gastronómicas. Temos, então, o restaurante O Barbas – Tertúlia, que é uma excelente opção de restaurante acessível e encontra-se situado junto à praia de Santo António, em frente ao Parque de Estacionamento P2. Na entrada, existe um plano inclinado e no interior a circulação é bastante ampla e o balcão tem uma altura adequada. As instalações sanitárias também são adaptadas tendo uma barra de apoio junto à sanita, um lavatório adaptado, a porta de entrada tem uma largura de 78 cm e esta mesma abre para o exterior.

Ao continuar o nosso passeio, passamos por uma das praias acessíveis de Portugal, a praia do Tarquínio-Paraíso. Esta praia é dotada de uma rampa de acesso a cadeiras de rodas e também de um tapete especial de acesso à areia. Dispõe, ainda, de uma Cadeira Anfíbia que está preparada para entrar dentro de água, e que, durante a época balnear, está à disposição de qualquer pessoa com mobilidade reduzida.

No final de tarde de verão sabe sempre bem algo refrescante como um gelado e é aí que entra em cena a pastelaria e geladaria Pope. Esta fica situada na Rua dos Pescadores, que é uma rua cheia de cafés, restaurantes e também lojas de souvenirs. Nesta geladaria existe uma rampa de acesso à esplanada para facilitar o acesso aos utilizadores de cadeiras de rodas.

Para dar fim a este itinerário temos ainda uma opção de alojamento acessível na Costa da Caparica, nomeadamente o Hotel INATEL – Caparica. Na entrada deste hotel existe uma rampa de acesso a pessoas em cadeira de rodas. Dentro do mesmo, existem elevadores para que a locomoção seja mais fácil e prática. No total existem dois quartos adaptados com casas de banho também adaptadas . Na sala das refeições, os balcões também estão acessíveis para que todas as pessoas possam ter o máximo conforto dentro das instalações do hotel.

Margem sul + acessível😊

Author

Write A Comment