Tive o prazer de descobrir a Accessible Portugal e de participar, com uma pequena colaboração, no desenvolvimento do projecto TUR4all, no âmbito da minha actividade profissional. Este projecto  consiste numa plataforma e aplicação para divulgação de informação da oferta turística acessível em Portugal.

O TUR4all surge no seguimento e como alicerce do TUR4all Espanha procurando, assim, a criação da primeira plataforma ibérica na área do turismo acessível.

Através de um site e aplicação dinâmica será disponibilizada informação objectiva e actualizada sobre as condições de acessibilidade para todos nos hotéis, monumentos e museus, a existência de transportes adaptados, restaurantes com menus em braille, entre outras. Estas ferramentas vão permitir que o utilizador consiga comentar, pontuar e recomendar cada uma das unidades e serviços disponibilizados, ou guardá-los como favoritos. Será, ainda, possível comunicar com outros utilizadores que tenham o mesmo tipo de interesses ou necessidades específicas.

Esta plataforma vai permitir que cada pessoa possa decidir sobre quais os locais que considera mais acessíveis face às necessidades especiais que tem em determinado momento e, assim, consiga viajar e desfrutar das melhores experiências turísticas e participar nas actividades de lazer.

O levantamento da informação está a ser feito por uma equipa de técnicos especializados que ao mesmo tempo presta um serviço de sugestão / aconselhamento sobre as melhorias que podem ser tidas em consideração.

A TUR4all será assim um importante canal de divulgação de destinos turísticos acessíveis, promovendo Portugal como um destino para todos.

A TUR4all Portugal é uma parceria entre a Accessible Portugal, Fundação Vodafone Portugal e Turismo de Portugal, sendo em Espanha entre  a PREDIF, Plataforma representativa de pessoas com deficiência,  e a Fundação Vodafone Espanha. Contam, ambas, com o, importante, apoio da ENAT – European Network for Accesible Tourism.

Excelente iniciativa que irá estar disponível muito em breve a partir do site da TUR4all.

JustGo!!

Author

Write A Comment