E para terminar o verão em grande, decidimo-nos por um destino de praia. Queríamos água quente, azul turquesa e com praia acessível!

Escolhemos Alcúdia em Maiorca, a maior ilha do arquipélago das Baleares espanholas.

Lembrámo-nos de Maiorca porque fica a menos de 2 horas de avião e em Setembro, talvez, já não houvesse muita confusão. Em relação a praia acessível o facto de ser Espanha dava, à partida, garantia de que estaria a 100%.

Como costumo dizer, os Espanhóis não brincam em serviço quando se trata de acessibilidades. Espanha, talvez seja, para mim, dos países mais preparados para quem se desloca em cadeira de rodas. Não que seja livre de obstáculos, que não é! Mas no que respeita a legislação está quase tudo contemplado e na prática é cumprido.

Vamos, então, falar de praia acessível!

A praia de Muro em Alcúdia  tem um apoio excepcional. É uma praia para todos. Todos mesmo! Está equipada com todo o tipo de acessórios, como: cadeiras anfíbias para adultos, cadeira para crianças, canadianas, andarilhos, coletes e, quem sabe, algo mais de que não me tenha apercebido. A juntar a tudo isto uma equipa de Nadadores Salvadores experientes, disponíveis e muito simpáticos sempre prontos a ajudar.

A extensão de areia, até à água, é muito pequena e a passadeira entra praticamente lá dentro. Muito perto da água está um chapéu de sol com duas espreguiçadeiras e, mais atrás um espaço amplo de acolhimento e apoio, com sombra e várias espreguiçadeiras disponíveis, reservados para pessoas com mobilidade condicionada.

O  duche e lava-pés estão equipados com banco. Casa de banho adaptada, também existe, no entanto está aberta a qualquer pessoa o que a torna impraticável!! Sendo este o único defeito a apontar a tudo o que esta praia proporciona…

À entrada da praia, está o posto de primeiros socorros, acessível, bem como um placard com toda a informação referente à praia. Existe, ainda, lugar de estacionamento reservado.

Claro que tudo isto se repete, mais uma ou duas vezes, na larga extensão de praia que existe ao longo da baía de Alcúdia.

O hotel ficava uma rua atrás da linha de praia e muito perto, por isso sempre que precisava de qualquer coisa era lá que ia.

Como nem tudo é um mar de rosas, apanhámos dois dias nublados e com alguma chuva o que fez com que aproveitássemos para passear e conhecer um pouco a ilha, o que aliás já estava nos nossos planos.

Alugámos um carro e fomos até Palma!

O caminho até Palma é quase todo acompanhado, a Oeste, pela cordilheira montanhosa da Serra de Tramuntana considerada Patrimonio Mundial da UNESCO. A paisagem é lindíssima e para quem vai com mais tempo merece ser explorada.

O centro histórico de Palma de Maiorca foi uma surpresa muito agradável. De grande valor arquitectónico, é muito bonito e está muito bem conservado, os prédios estão recuperados, ou em recuperação e as ruas arranjadas e limpas.

Paragem obrigatória no mercado Del Olivar para apreciar uns deliciosos e frescos petiscos confeccionados na hora. Mesmo ficando com as rodas da cadeira imundas, pois estavam a a fechar as bancas do peixe e a iniciar a limpeza,  valeu bem a paragem para umas ostras, uns mexilhões e outras maravilhosas iguarias!

Existem esplanadas por todo o lado, lojas de design e muitas galerias de arte o que proporciona um passeio muito rico. Há que ter cuidado que algumas ruas, não muitas, têm apenas escadas, há que contorná-las.

É impossível andar por Palma e não visitar a bonita Catedral de “La Seu”, em estilo gótico, e entrar para apreciar o magnifico candelabro suspenso de Gaudí. Estava a decorrer a missa de domingo e, como estava cheia, não consegui ver muito de perto, tive pena porque é imponente, enorme, uma das maiores da Europa. A entrada para quem se desloca em cadeira de rodas é feita pela parte de trás da catedral.

A praça maior é muito bonita e acolhedora, cheia de vida. O Passeio del Born, uma das avenidas mais famosas de Palma, é óptimo para parar numa das muitas esplanadas que aí se encontram e apreciar o movimento.

Apesar de alguns chuviscos, a temperatura estava óptima e conseguimos ter um dia muito agradável.

A cidade de Alcúdia

Estando tão perto, não pudemos deixar de visitar Alcúdia. Mais um dia cinzento, os carros para alugar já estavam esgotados, as paragens de autocarro cheias por isso fomos andando … andando… até Alcúdia, uns bons Km mas que valeram bem a pena! Fizemos o passeio pela praia e percorremos a baía de Alcúdia até chegar à cidade.

O centro histórico, da antiga capital romana de Maiorca, está dentro da muralha renascentista onde, praticamente, não andam carros, o piso é liso e, por isso, muito acessível para quem tem mobilidade reduzida. As ruas estão muito bem conservadas, muitos restaurantes e esplanadas assim como muitas lojas. Um destino muito turístico mas muito bonito! Vale a pena conhecer.

Para voltar ao hotel apanhámos um autocarro. Estão todos preparados com rampa de acesso.

Ficou muito por conhecer e explorar. Maiorca não é apenas um destino de praia, tem muito para oferecer tanto culturalmente como na sua fabulosa paisagem natural.

Existem destinos menos turísticos e mais bonitos nas ilhas Baleares? Talvez! Existem mais praias acessíveis? Existem! Há que explorar, mas a praia de Muro é uma excelente opção e sem muita confusão, pelo menos, em Setembro.

Para ir daqui para Maiorca não existem voos directos. Fizemos as contas e concluímos que não compensava sermos nós a tratar de tudo, pois a escala obrigatória iria encarecer o preço, além de que, se posso fazer apenas um voo, em vez de dois, não penso duas vezes! A única opção foi viajar com a Agência Abreu. Nada a apontar, trataram de tudo muito bem, não precisámos de nos preocupar com nada.

Ficámos hospedados no Grupotel Alcudia Suite. O hotel não é novo mas está óptimo para uma semana de praia. O quarto sempre muito limpo e bem adaptado. A piscina está equipada com cadeira hidráulica para acesso a quem tem mobilidade reduzida. A comida era óptima.

Para mais informações sobre acessibilidades em Maiorca consultar o site barrera-cero.

JustGo!!

Ano da viagem: 2017

Alcudia | Playa del Muro
Alcudia | Playa del Muro
Alcudia | Playa del Muro
Alcudia | Playa del Muro
Alcudia | Playa del Muro
Alcudia | Playa del Muro
Alcudia | Playa del Muro
Alcudia
Alcudia
Palma de maiorca
Palma de Maiorca
Palma de Maiorca
Palma de Maiorca
Palma de Maiorca
Palma de Maiorca
Palma de Maiorca
Palma de Maiorca

Playa del Muro | Acessibilidades:

Grupotel Alcudia Suite:

Author

Write A Comment