Este ano, para me despedir do verão ou, antes, para dizer olá ao Outono, fui até ao Algarve. E acertei em cheio pois devo ter optado pelo melhor fim de semana do ano para uma escapadela a sul. Dias e noites quentes, a água do mar estava maravilhosa a rondar os 25º e não havia confusão nem filas para nada. A pior parte foi, mesmo, ter de regressar ao trabalho!

Fiquei na zona dos Salgados porque gosto muito da praia e está adaptada. Pode não ser a praia mais acessível de todas mas funciona. Tem uma cadeira anfíbia para ir à água e os nadadores-salvadores são muito simpáticos, sempre prontos a ajudar e com boa vontade. O acesso à praia não é o melhor porque é feito em terra onde se acumula alguma areia não sendo, por isso, muito fácil andar com a cadeira. Assim que começa a areia há estrado de madeira e, depois, tapete até meio do areal. No bar/restaurante Os Salgados há casa de banho adaptada.

Sinceramente, nos últimos anos fui a banhos, apenas, na praia dos Salgados mas vi outras opções no Algarve.

Uma das praias que me parece estar muito bem, em termos de acessibilidades, é a praia de Vilamoura, pois tem uma cadeira anfíbia, três palhotas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, com o estrado de madeira mesmo ao lado, tudo sem qualquer custo, e casa de banho adaptada. Conta, ainda, com dois lugares de estacionamento na via pública e mais três no parque privado.

Fui espreitar a praia acessível do Alvor, da qual já tantas vezes ouvi falar. Tem uma tenda enorme de apoio onde existem três cadeiras anfíbias e duas pessoas para ajudar. Há casa de banho adaptada e lugares de estacionamento junto ao acesso à praia. Uma boa opção!

Onde fui encontrar uma cadeira anfíbia foi na praia de São Rafael, o que foi uma grande surpresa! É uma praia lindíssima mas o acesso é feito por uma rampa muito inclinada que tive que fazer com ajuda e, mesmo assim, com alguma dificuldade. Também não encontrei nenhuma casa de banho adaptada. Deve ser por isso que nem aparece na lista do programa Praia Acessível – Praia para Todos, pois não cumpre os requisitos necessários.

Estas são, apenas, três pelas quais passei mas são várias as praias adaptadas ao longo do país e muitas são no Algarve.

O projecto Praia Acessível – Praia para Todos! contou, ao todo, com 214 este ano.

JustGo!!

Praia dos Salgados
praia-acessível
Praia dos Salgados
Praia dos Salgados
Praia dos Salgados
praia-acessível
Praia dos Salgados
praia-acessível
Praia de Vilamoura
Praia de Vilamoura
praia-acessível
Praia de Vilamoura
Praia de São Rafael
praia-acessível
Praia de São Rafael
Praia de São Rafael
Author

Write A Comment