A aplicação da domótica nos hotéis é uma solução fundamental para quem tem mobilidade reduzida.

A domótica nos Hotéis Ilunion

Escrevi, há mais de um ano, um artigo, “UN MUNDO DIFERENTE” | Ilunionsobre os hotéis Ilunion, por ser uma cadeia que aposta nas acessibilidades e, ao mesmo tempo, na integração profissional de pessoas com deficiência.

É, definitivamente, um exemplo que merece uma referência no JustGo uma vez que vem ao encontro do que eu defendo: todos os hotéis deveriam estar preparados para todas as pessoas.

Sempre que vou a Espanha, e tenho oportunidade, faço por ficar nesta cadeia de hotéis. Foi o que fiz, esta primavera, na minha road trip por Espanha, tanto em Madrid como em Bilbau.

Ao fazer o checkin no Hotel Ilunion Atrium, em Madrid, e ao  ter pedido autorização para fotografar o hotel, com o intuito de, posteriormente, o incluir no blog, foi me atribuído um quarto, inaugurado em Outubro de 2018, baseado em soluções de desenho universal e domótica.

Foi a primeira vez que fiquei num quarto com domótica e foi uma experiência fantástica.

Aqui, pretende-se oferecer uma solução o mais acessível a todos e, desse modo, tornar a vida de pessoas com mobilidade reduzida o mais independentes possível.

O quarto com domótica

É um quarto agradável e bonito mas cheio de pormenores que passam despercebidos a quem não precisa deles.

A mesa de cabeceira tem um rebordo para que, quem não tem controlo total sobre as mãos, possa agarrar um objecto sem que este caia para o chão.

O telefone tem teclas e números grandes facilitando, assim, a leitura e manuseamento.

Até o interruptor do ar condicionado, onde raramente chego, está acessível! Encontra-se junto da mesa de cabeceira não havendo, por isso, necessidade de sair da cama.

As portas do quarto e da casa de banho abrem e fecham sozinhas, bastando, para isso, aproximar um cartão ou a mão, respectivamente, que o mecanismo é activado.

Os cortinados funcionam através de um interruptor. A cama é articulada e o alarme tem um esquema de cores para quem não ouve.

É possível rebaixar o varão dos cabides, facilitando a sempre difícil tarefa de pendurar a roupa. Os interruptores estão em 3d  e até a televisão é inteligente podendo ser activada por voz.

Existe, ainda, um mecanismo que sai do tecto, por cima da cama, para auxiliar quem tem mais dificuldade em transferir-se.

A casa de banho

A casa de banho é enorme! Além de nos podermos movimentar à vontade, tem tudo o que possamos imaginar em termos de adaptações.

A cadeira de banho pode ser movida lateralmente e regulada em altura assim como as barras da sanita; Existe um sensor que dispara o alarme quando alguém cai e não se mexe durante alguns minutos; A cortina do banho é mecânica e accionada por interruptor vedando muito bem, o que quase nunca acontece.

Os produtos estão em braille e são de abertura fácil.

Mas, o ponto alto desta divisão é um secador de corpo … um luxo!!

Enfim, é um sem número de pormenores ao serviço de quem mais precisa que proporcionam estadias tranquilas e sem limitações.

O Hotel

O hotel conta com três lugares de estacionamento mesmo à porta, que não se pagam.

A piscina está equipada com uma cadeira hidráulica, como é comum, em quase todos os hotéis em Espanha.

A sala de refeições tem mesas com alturas diferentes para responder a diferentes necessidades. O balcão da recepção está rebaixado para receber quem se desloca em cadeira de rodas.

Enfim, são muitos os detalhes com que nos vamos deparando sem, na maior parte das vezes, darmos por eles.

Claro que conseguimos encontrar toda a informação no site do hotel o que raramente acontece!

A minha experiência

Relativamente à minha experiência, achei fantástica. De facto, é incrível o que  a tecnologia pode trazer a nível da melhoria da qualidade de vida para quem tem limitações físicas.

Todavia, como nem tudo é perfeito, tenho a apontar dois aspectos que não me parecem muito bem e que fazem toda a diferença que é o facto da altura da cama e da sanita estarem muito baixas.

Fica, também, o reparo de que o sensor da casa de banho disparou todos os dias, mais do que uma vez, talvez pelo facto de não estar bem regulado e, quem sabe, por isso nunca tenha aparecido ninguém.

Enfim, alguns pormenores que, eventualmente, podem ser resolvidos.

A domótica nos hotéis

A aplicação da domótica nos hotéis proporciona soluções muito positivas que podem ser utilizadas por todos, quer precisem ou não. Aliás, este é um futuro que começa já a estar presente em muitos hotéis de maneira a proporcionar conforto e bem estar aos clientes e que, neste caso, traz benefícios a todos, se for correctamente pensado e aplicado.

Em conclusão, estou certa de que, num futuro breve, a domótica será aplicada a todos os quartos de hotéis contribuindo, dessa forma, para a evolução do turismo acessível.

JustGo!!

Author

Write A Comment