Fizemos de Segóvia um ponto de passagem, na nossa Road Trip por Espanha, pois era uma das cidades que queríamos muito conhecer e que estava nos nossos planos já há algum tempo.

Tínhamos uma ideia ao que íamos mas, mesmo assim, foi uma surpresa muito agradável!

O postal de entrada da cidade é o Aqueduto Romano. Trata-se de uma obra magnífica que dá um enquadramento lindíssimo à cidade estando classificado como Património da Humanidade desde 1985, assim como o centro histórico.

Aqueduto de Segóvia

O Aqueduto é, realmente, imponente pela sua grandiosidade mas o que mais impressiona é o estado de conservação desta obra do Império Romano, com séculos de existência. São cento e sessenta e sete arcos construídos com blocos de pedra granítica, colocados de forma engenhosa, em que não é usada qualquer tipo de argamassa estando colocados segundo um equilíbrio de forças.segovia-cadeira-de-rodas

Cidade Património da Humanidade

O facto de a cidade ser Património da Humanidade e a responsabilidade que daí advém faz com que a sua conservação e manutenção sejam levadas muito a sério. Existe um site, em Espanha, dedicado a todas as cidades com essa distinção assim como o desenvolvimento de um projecto de rotas acessíveis em cada uma delas. Aqui, podemos encontrar informação muito detalhada sobre a acessibilidade de cada ponto de interesse para diferentes tipos de deficiências quer sejam físicos, auditivos ou visuais.

Se quiser, pode seguir o roteiro para Segóvia, aí proposto, e ir acompanhando toda a acessibilidade dos monumentos e atracções por onde passa.

Apesar de pequena, Segóvia é uma cidade com muita história o que faz com que tenha muitos locais de interesse para visitar. Destaco aqui os três principais como sendo o aqueduto, o castelo e a catedral.

Embora tenha achado a cidade lindíssima constatei que não é  o melhor sítio para quem anda em cadeira de rodas, pois as ruas são estreitas e com alguma inclinação. No entanto, não existem muitos carros pelo que é possível andar mais à vontade, sem grandes problemas. As ruas têm, na sua maioria, passeios de piso liso, ou na falta destes um corredor com essa característica, o que facilita a deslocação.

E Segóvia é mesmo uma cidade para se ir descobrindo, percorrendo as suas ruas. É um autêntico museu a céu aberto, principalmente, no centro histórico que se  encontra dentro de muralhas, com uma arquitectura, maioritariamente, medieval e renascentista.

Já chegámos tarde e saímos do hotel quase à hora de jantar. Com o entardecer, o efeito das luzes, em tons de amarelo, deu um tom caloroso e agradável deixando, as ruas muito bonitas. Não pudemos deixar de tirar umas fotos.segovia-cadeira-de-rodas

Catedral de Segóvia

A Praça Maior estava muito bonita, toda iluminada, rodeada de esplanadas e, ao fundo, a lindíssima Catedral de Segóvia, ou Catedral de Nuestra Señora de la Asunción y de San Frutos. Esta foi a última catedral gótica a ser construída em Espanha, no século XVI, já na época renascentista encontrando-se, também, alguns traços desta. É chamada a Dama das Catedrais devido não só às suas grandes dimensões  como também à sua enorme beleza.

Consulte toda a informação detalhada sobre a acessibilidade da Catedral no site das cidades património.

Para jantar, como não podia deixar de ser, fomos provar o famoso cochinillo al horno, o prato típico da zona, e tivemos sorte pois assistimos à tradição de o desmancharem com a ajuda de um prato, substituindo a faca e mostrando o tenro que é! Trata-se de uma iguaria que ninguém perde quando por ali passa…

Alcázar de Segóvia

O ponto alto do dia foi a chegada ao Alcázar de Segóvia. ´É um Castelo de encantar que parece saído de um filme da Disney. Segundo li, serviu mesmo de inspiração, juntamente com outros, para a criação do Castelo da Walt Disney. Fica num extremo da cidade, no alto de um penhasco, sendo que esta localização o torna ainda mais bonito.

O Castelo pode ser visitado por quem se desloca em cadeira de rodas, em quase toda a área. Todavia, não me foi possível subir à Torre, o que me deixou gande pena pois a paisagem é magnifica como pude ver pelas fotos que o F. tirou.

É possível consultar toda a informação sobre as acessibilidades no site das cidades património.

A visita ao Castelo para pessoas com mobilidade reduzida é gratuita, assim como para o acompanhante, se apresentado o atestado oficial de deficiência.

Passámos pelos principais pontos de atracção de Segóvia, mas mais havia a explorar pois é uma cidade repleta de igrejas, conventos, mosteiros e outros monumentos. Para quem gosta de História, Segóvia é, com certeza, um destino muito apelativo.

Conseguimos uma boa promoção e ficámos hospedados no Eurostars Convento Capuchinos. Trata-se de um antigo convento dos Monges Capuchinhos, de 1637, recuperado e convertido num hotel de design moderno e contemporâneo. Revelou-se uma excelente opção pois apresenta todas as condições de acessibilidade e com o quarto muito bem adaptado.

Em boa hora decidimos visitar Segóvia, onde não me senti completamente à vontade devido às inclinações que apresenta, mas onde fiquei rendida a um tão grande encanto e beleza…

JustGo!!

Author

Write A Comment