Existem várias opções de empresas dedicadas ao turismo acessível com diferentes alternativas consoante o objectivo:

  • Quer sair e não tem tempo ou não se sente confiante para programar a sua viagem? Não há problema, aqui ficam várias opções de empresas de turismo acessível que tratam de tudo por si e o acompanham se assim preferir.
  • Tem um espaço e quer divulgá-lo e trabalhar com agencias para captar clientes com mobilidade reduzida? Procure na listagem com quem pode fazer parcerias de modo a captar os seus clientes.
  • Quer saber quais as acessibilidades que vai encontrar em determinado local? Utilize as plataformas que lhe dão toda essa informação e para as quais pode contribuir.
  • Não sabe o que falta para que o seu espaço tenha as melhores condições para se tornar acessível e adaptado? Encontre ajuda e torne-o num lugar onde todas as pessoas podem entrar e usufruir dos serviços disponíveis.

Empresas de turismo acessível em Portugal

Madeira Acessível By Wheelchair

A empresa Madeira Acessível By Wheelchair é uma empresa bem recente, no âmbito do turismo acessível, no mercado regional da Ilha da Madeira, estamos a funcionar desde 2019, e o nosso mercado é para as pessoas com mobilidade reduzida.
Somos uma empresa de animação turística e agência de viagens onde temos tours já pré concebidos para pessoas em cadeiras de rodas.
Todos os nossos tours podem ser personalizados a cada pessoa, família e são de caráter privado. Temos vários tours, incluindo a possibilidade de fazer as nossas muito famosas levadas, usando uma cadeira elétrica muito especial Todos os nossos tours passam por wcs adaptados, nos restaurantes temos o cuidado de escolher os que são acessíveis, com wc adaptado e com boa gastronomia. Quando não existe acessibilidade ou barreiras arquitectónicas como passeios usamos rampas para ajudar a ultrapassá-las.
Temos a possibilidade de juntar os hotéis, onde garantimos a acessibilidade no seu interior.

https://www.madeiraacessivelbywheelchair.com/


Azoresforall

Com sede na maior ilha do Arquipélago dos Açores – São Miguel, a Azores For All, empresa de animação turística e operador marítimo-turístico, oferece passeios turísticos em viatura adaptada a cadeiras de rodas, jipe tours, jogos tradicionais adaptados, passeios culturais e religiosos acessíveis, passeios de caiaque e bicicleta, passeios em joelette (cadeira de todo-o-terreno mono-roda que permite a prática do pedestrianismo e o acesso a áreas montanhosas ou com pisos mais irregulares, a todas as pessoas com mobilidade reduzida). A Azores For All é uma entidade de referência a nível regional, nacional e internacional na promoção do turismo acessível e inclusivo, reunindo uma equipa de profissionais com formação especializada, totalmente disponíveis para ouvir as necessidades dos seus clientes e propor, em vários idiomas, as melhores soluções para umas férias inesquecíveis nos Açores. Somos membro ativo da European Network of Accessible Tourism e da Associação Turismo dos Açores.

https://azoresforall.com/pt/


Portugal 4all Senses


A Portugal 4 All Senses tem como missão apoiar pessoas com mobilidade reduzida, deficiência visual e com dificuldade em caminhar, suas famílias e amigos e incentivá-las a viajarem sem barreiras, com a visão de que viajar é para todos.
A Portugal 4 All Senses oferece uma gama de soluções à medida do que se queira e a oportunidade de projectar umas férias de sonho de acordo com as preferências e necessidades de cada um.
Todas as experiências, alojamentos e equipamentos são testados e validados por membros de associações locais para garantir que aquelas decorram sem problemas.
Além dos Tours, a empresa também disponibiliza aluguer de equipamento, veículos para transferes e uma rede de suporte de profissionais de saúde, através de parcerias.
Aqui fica a minha experiência com a empresa PORTUGAL 4 ALL SENSES

https://portugal4allsenses.pt/


Milacessos

A Milacessos, Cooperativa de serviços e solidariedade social, tem como missão a promoção do Turismo Acessível através do ultrapassar de barreiras e assim, permitir que as pessoas com mobilidade reduzida, os seus familiares e os seus amigos, possam ter momentos de lazer. Um conceito baseado na integração da pessoa com mobilidade reduzida. Pretende dar à pessoa com mobilidade reduzida e aos seus acompanhantes um serviço de excelência, que abranja todos os pontos do acompanhamento especial que este nicho de mercado necessita para o planeamento das suas férias ou de um simples momento de lazer.
Formação a todos os que fazem atendimento a pessoas com necessidades especiais, com o objectivo que o profissional que atende este tipo de público se sinta confiante, sem constrangimentos, medos ou receios de não saber lidar com a deficiência.

http://www.goitsaccessible.pt/


TourismForAll

A TourismForAll é uma Agência de Viagens e Operador Turístico especializada em Turismo Acessível. A TourismForAll surgiu com a missão de proporcionar serviços de qualidade a qualquer pessoa com dependência, incapacidade ou alteração na condição de saúde, que viaje, para e em Portugal e pretenda condições de bem-estar, conforto, segurança, lazer, acessibilidade e/ou a continuidade dos seus tratamentos. Tem pacotes e viagens à medida indo ao encontro das necessidades e expectativa dos clientes podendo ser um serviço isolado ou um conjunto de serviços proporcionados por uma equipa de profissionais especializada que garante a assistência e o cuidado necessário desde o momento da chegada até à partida do cliente.
E porque a TourismForAll alia os seus vastos conhecimentos, na área de cuidados ao turismo consegue oferecer aos seus clientes uma vasta gama de actividades adaptadas, assim dispomos de alojamento, transporte adaptado, rent-a-car, visitas, tours e experiências, serviço de cuidados diários/acompanhamento, equipamento de ajudas técnicas,
Dispõe de uma equipa jovem e dinâmica, multilíngue, e com uma grande paixão pelo nosso País e pelo contacto com pessoas de todo o mundo.

https://www.tourism-for-all.com/pt/home


Douro4all

Douro4all é uma plataforma agregadora de experiências turísticas na região do Douro procurando sempre que possível soluções inclusivas, itinerários e alojamentos acessíveis. Pretende também sensibilizar os agentes locais para a importância do turismo inclusivo, das acessibilidades e do direito a que todos têm de viajar.
Deixo aqui a minha experiência com a Douro4all: Visita ao Alto Douro Vinhateiro | Douro

https://douro4all.com/pt/home/


Tobogã

A Tobogã – Desporto, Aventura e Lazer nasce em 2006, de forma a possibilitar aos seus fundadores e amigos, trabalhar na sua modalidade de eleição e simultaneamente permitir a sua divulgação, conhecimento e dar o prazer de a praticar ao maior número de pessoas que gostam de Desporto, Aventura e Natureza, conceitos que originam igualmente o nome da empresa.
O nome “Tobogã” enquanto empresa, surge de uma técnica de progressão da modalidade, que os elementos da Tobogã gostam bastante de realizar no decorrer de um canyoning que é, exatamente, os tobogãs. É um escorrega natural, como poderá verificar no nosso site, existindo vários tamanhos e dificuldades.
Em 2010 a Tobogã começa a desenvolver o Turismo Acessível, permitindo a realização de experiências únicas a cidadãos que muitas vezes vêem fechadas as portas a este tipo de desportos, tanto pelas características dos mesmos como também pelos custos que lhe estão associados. Esta ação, em conjunto com a APPACDM teve como objetivo a promoção de hábitos de vida saudáveis, desenvolvendo atividades de baixo nível de dificuldade e, acima de tudo, de cariz educativo. Criamos assim uma atividade de todos para TODOS!
Em 2018 a Tobogã começa a desenvolver uma nova atividade: passeios de bicicleta elétrica de montanha. Tendo como pano de fundo o turismo acessível a Tobogã possui na sua gama de bicicletas elétricas uma tandem (bicicleta de dois lugares), uma trike (bicicleta com três rodas), bicicletas para crianças e jovens assim como um atrelado com capacidade para duas crianças com máximo de 6 anos.
O próximo desafio como empresa de Turismo Acessível é a aquisição de equipamentos e criação de acessos junto do nosso “Peneda Gerês Adventure Center” que permitam o uso das nossas pranchas de Stand-up-Paddle (SUP) por todos.

https://www.adventureaccessibletours.pt/pt/


Euvoo

Agência EUVOO – Sem Limites trabalha todo o mercado da Acessibilidade. O objetivo é proporcionar uma experiência plena a qualquer cliente, independentemente da sua condição. Aliás, para a EUVOO ser diferente, não faz qualquer diferença !
No âmbito da Mobilidade Reduzida a EUVOO trabalha muito cá em Portugal, com procura interna, mas com clientes estrangeiros também, principalmente América e Europa, Norte da Europa essencialmente. Quem vista a EUVOO, procura acima de tudo Turismo Religioso, Sol e Praia e a nossa Gastronomia.
Mas a verdade é que cada vez mais os Portugueses também se aventuram lá fora e começam a procurar sair e as tendências alteram-se aos poucos.

http://www.euvoo.pt/


Associação Salvador App + Acesso

App +Acesso Para Todos, é uma aplicação que permite classificar os espaços ao nível das acessibilidades, partilhar bons exemplos e denunciar aqueles que não reúnem as condições mínimas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
Estas denúncias são diretamente enviadas para as entidades competentes pela fiscalização das acessibilidades em espaços públicos e privados. Paralelamente, a app também destacará bons exemplos de acessibilidades, boas práticas e nomeia os concelhos portugueses mais acessíveis do país.

App +Acesso para Todos


Tur4All

A TUR4all é uma Plataforma de informação e divulgação da Oferta Turística acessível em Portugal, que contribui para captar novos segmentos da Procura, melhorar a experiência turística das pessoas com necessidades específicas, para além de concorrer para o desígnio de Portugal como Destino Turístico, “Receber bem”, Todas as Pessoas. Trata-se de um instrumento informativo (não valorativo), com toda a objetividade daí decorrente.
A TUR4all oferece:
• Informação objetiva sobre locais de alojamento, de restauração, atividades lúdicas e as respetivas condições de acessibilidade oferecidas, entre outras.
• Acesso multi-idioma: português, castelhano, francês, inglês, alemão, italiano e mandarim.
• Interação direta com as redes sociais.
• Uma comunidade ativa de utilizadores permitindo que a mesma comente a acessibilidade de todos os recursos turísticos.
• Um canal de promoção para todos os estabelecimentos e destinos turísticos acessíveis.
A TUR4all é uma solução para os turistas, para as empresas privadas e para o setor público, com a promoção do turismo acessível de Portugal, em todo o mundo.

https://www.tur4all.pt/


Locus Acesso

A Locus Acesso organiza visitas, passeios, fins de semana e férias acessíveis. A preparação da visita, do passeio e da estadia acessível tem em conta todos os aspectos de mobilidade, de dormida e de fruição gastronómica e cultural.
Faz o acompanhamento a turistas individuais e em pequeno grupo, em Portugal e no estrangeiro.
O principal objetivo é proporcionar aos clientes uma experiência verdadeiramente diferenciadora, única e memorável.

https://www.facebook.com/locusacesso/


Acesso Cultura

A Acesso Cultura é uma associação cultural, sem fins lucrativos, que promove o acesso – físico, social, intelectual – à participação cultural. Trabalha com os profissionais do sector cultural e com as organizações culturais para identificar barreiras e eliminá-las ou contorná-las. Realiza sessões de capacitação (em áreas tão diversas como o atendimento a pessoas com necessidades específicas e a comunicação digital), um seminário anual, diagnósticos e consultorias.

https://acessocultura.org/


Inclusive Sailing

A Inclusive Sailing é uma empresa portuguesa que aplica os princípios do Design Universal à náutica, com foco na estética, conforto e acessibilidade.
O Inclusion Catamaran é uma embarcação à vela e motor, com 7m de comprimento e capacidade para 10 tripulantes, dos quais 4 podem ser utilizadores de cadeiras de rodas. É um barco muito versátil, desenhado a pensar em clientes particulares e institucionais, como clubes de vela e empresas marítimo-turísticas, que frequentemente não são acessíveis à população com necessidades especiais. É um barco divertido para navegar com amigos e também interessante para famílias, pois permite juntar diferentes gerações a bordo.
A missão da Inclusive Sailing é promover a prática da vela e o contacto com o mar, partilhando a sensação de liberdade e bem-estar com todos aqueles que queiram embarcar!

https://inclusivesailing.com/


Aquastart

Dedicada ao turismo náutico e terrestre, promove a excelência no aluguer e passeios de barco, luxuosa viatura de turismo e aluguer de bicicletas. Empresas de turismo acessível
A Aquastart encontra-se nas marinas de Oeiras e de Cascais e dispõe de uma embarcação que permite o embarque, sem constrangimentos, a pessoas com mobilidade reduzida, incluindo pessoas em cadeira de rodas.
Não viajei com a Aquastart, mas já viajei num barco igual, com a empresa Pypas Cruises, que, infelizmente, neste momento já não dispõe da embarcação. Deixo aqui a minha experiência nesse passeio: Lisboa | Passeio no Tejo | Acessibilidades

https://www.facebook.com/BOATCARandBIKEtours


Siesta Campers

Somos uma empresa de aluguer de VW que dedica a nossa paixão à criação de VW Transporters mais high-tech do mercado. Construimos as nossas autocaravanas com um enorme respeito pela cultura das originais autocaravanas VW. A nossa experiência técnica combinada com a paixão pelo ar livre tornou-nos pioneiros na criação de experiências inesquecíveis para os nossos viajantes.
Embora seja possível desfrutar de uma viagem por Portugal numa carrinha com acessibilidade para mobilidade reduzida ou até mesmo através do típico serviço rent-a-car, os nossos clientes com incapacidades motoras acharão uma viagem por Portugal numa carrinha de campismo com acessibilidade para mobilidade reduzida muito mais aprazível. Temos o prazer de anunciar que, a partir de hoje, oferecemos um aluguer de autocaravanas adaptadas nas nossas bases de Lisboa, Porto e Faro. Esta opção está disponível mediante solicitação do nosso modelo California.

https://www.siestacampers.com/pt/blog/wheelchair-accessible-campervan-hire-portugal


Ria Formosa Boat Tours

RiaFormosa

A Ria Formosa Boat Tours encanta os seus visitantes com a Ria Formosa, as suas gentes, as suas paisagens naturais, a sua história, cultura e gastronomia. São uma equipa motivada e bem preparada para transformar um passeio de barco na Ria Formosa numa experiência de ecoturismo memorável.
Mas, para além de adorarem partilhar a Ria, as suas gentes, a sua história e as estórias, pensaram também lançar um desafio às pessoas que nunca pensaram poder usufruir destas experiências inesquecíveis, pessoas com mobilidade reduzida.
O “The Algarvian Queen” é um catamarã preparado para receber e transportar facilmente pessoas em cadeiras de rodas, manuais ou elétricas. E tem uma entrada de acesso dedicada para esse efeito, bem como bastante espaço e estabilidade a bordo. A cereja no topo do bolo é que dispõe ainda de uma grua com um sistema que permite que pessoas com paralisias de múltiplos graus possam sair do barco e mergulhar na Ria, com pouca ou nenhuma ajuda.
Numa medida de discriminação positiva, os passeios que incluam pelo menos uma pessoa em cadeira de rodas têm um desconto de 25% que extensivo a toda a família ou grupo
.

https://www.riaformosaboatours.com/pt


SUPerar Associação Portuguesa de Stand Up Paddle para Todos

A SUPerar, é uma associação de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que promove a prática do Stand Up Paddle para Todos! A SUPerar pretende fazer deste desporto um espaço construído com TODAS as diferenças, onde TODOS, independentemente da condição física, sensorial ou cognitiva, possam desfrutar, juntos, do contato com a água em cima de uma prancha de paddle.A SUPerar, desenvolveu soluções para pessoas com mobilidade reduzida permitindo assim que pratiquem este desporto que, para além dos importantes ganhos a nível físico, facilita ainda a possibilidade de desfrutarem do contacto com a natureza e de acederem a locais lindíssimos que de outra forma, pela dificuldade de acesso, lhes seriam “proibidos”. Sigam-nos e venham SUPerar connosco!

https://www.instagram.com/superarportugal_standuppaddle/


Bencco Bikes

A Bencco é uma empresa recente que procura dar resposta à mobilidade urbana através do aluguer e venda de handcycles, triciclos e bicicletas elétricas, como meio de transporte sustentável, tanto para turistas como para residentes. Tem também um serviço de reparação e manutenção.
Tem como missão facilitar a mobilidade urbana e também inclusiva de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosas ou seniores.
Os handcycles permitem, a pessoas em cadeira de rodas, uma maior mobilidade dentro da cidade assim como acompanhar grupos em visitas turísticas de forma autónoma sem depender de alguém para assistir
Os triciclos permitem a pessoas com mobilidade reduzida, idosas, seniores ou que não sabem andar de bicicletas, maior mobilidade dentro da cidade bem como acompanhar grupos ciclo turísticos nos seus circuitos.
As bicicletas elétricas facilitam a mobilidade dentro da cidade. O aluguer destes equipamentos preenche a necessidade de utilizações esporádicas.

https://www.instagram.com/bencco.bikes/


Algumas empresas pelo mundo

Deixo aqui alguns links para empresas de turismo acessível, noutros países, que surgem quando faço as minhas pesquisas. Não fiz contacto com nenhuma destas empresas, nem tive experiência com nenhuma delas, pelo que não garanto a qualidade dos serviços.

Espanha – Fundación Handisport

Noruega – Tromsø Accessible Tours

Islândia – Iceland Unlimited

Eslovénia – NoLimits Tours

Rio de Janeiro – Rio Accessible

Chile – Wheel The World

Holanda – Accessible Tours and Activities in The Netherlands

Japão – Accessible Japan

Nova Zelândia – Makingtrax


Se tem uma empresas de turismo acessível, que se enquadre nestas categorias, e gostaria de integrar esta listagem, entre em contacto com justgo@justgo.com.pt

JustGo!!

Author

2 Comments

  1. Vítor Bento Reply

    Quando se fala de acessibilidade, faria todo o sentido os hotéis terem acessibilidade a todas as áreas de diversão, como uma piscina também acessível.
    Ir de férias não é só ter acesso wc salas refeição e pouco mais.

Write A Comment