Porque a nossa viagem começa no dia em que nascemos, JustGo With vem dar a conhecer vidas e mostrar que todos somos diferentes no caminho que tomamos, nos tropeços que encontramos e no amor que damos.
Viajantes desta vida,
que nem sempre é em linha recta, que para uns é mais direita do que para outros, mas que todos a fazemos o melhor que conseguimos.
Quais são os teus tropeços?


JustGo With … Sara Rocha

Sara Rocha, 30 anos, activista na inclusão de pessoas com deficiência, vive e trabalha em Londres como Data Manager na Universidade de Cambridge e é Presidente na Associação Portuguesa Voz do Autista, da qual é co-fundadora..
Nas redes sociais, partilha, explica e desmistifica tudo sobre o autismo nas suas páginas Autismo em Português.
Foi só aos 29 anos que a Sara descobriu que era autista, apesar de alguns médicos lhe terem dito que não era, e esse diagnóstico revelou-se um alivio, pois assim conseguiu explicar a razão de alguns dos seus comportamentos.

Como grande aventureira, que é, para a Sara viajar não é para descansar, mas sim para crescer.
Se ainda não ouviu ou leu a Sara deve fazê-lo, primeiro para perceber um pouco sobre o autismo e surpreender-se com o que vai descobrir, segundo porque a maneira como a Sara se exprime é tão natural e sem floreados que nos prende desde o primeiro instante.


Não gosto de viagens para “descanso” e raramente fico na praia ou na piscina.


COSTUMAS VIAJAR? EM TRABALHO OU LAZER (OU OUTRO)?
Cheguei a viajar em trabalho, mas em geral é mais ligado a lazer.


O QUE DIZEM AS VIAGENS DE TI? QUE TIPO DE VIAJANTE ÉS?
Eu viajo para conhecer culturas e experiências. Não gosto de viagens para “descanso” e raramente fico na praia ou na piscina.


O QUE SIGNIFICA VIAJAR PARA TI?

Para mim significa mudar de perspetiva.


O MELHOR DA VIAGEM?

Conhecer novas realidades, pessoas, história, culturas e formas de viver.


AVIÃO, COMBOIO, CARRO, BICICLETA OU A PÉ?
Todos, dependendo da forma mais acessível de se chegar ao local. Desde que não seja autocarro. Sempre caótico, com muitas pessoas, sons, cheiros. É o transporte com que sinto mais dificuldades.


PREFERES VIAJAR SOZINHA OU ACOMPANHADA?

Gosto dos dois. São experiências diferentes. Claro que como mulher, sozinha tem determinados perigos que acompanhada pode não ter.

QUAIS SÃO OS TEUS TROPEÇOS?
Sou autista, com deficiência auditiva. Tenho ansiedade generalizada, hipersensibilidade auditiva e dor crónica.

PODES EXPLICAR UM POUCO DA TUA DEFICIÊNCIA? O QUE IMPLICA NO TEU CASO?
Sou autista e tenho deficiência auditiva, e uso aparelho auditivo. No Autismo implica uma condição de neurodesenvolvimento que afeta a minha comunicação, socialização e perspetiva do mundo. Tenho dificuldades sensoriais, em que sou muito sensível a alguns sentidos e que necessito de mais input sensorial em outros.

CONDICIONA A FORMA COMO VIAJAS?
Sim. Sem dúvida. Afeta todo o meu dia-a-dia e eu tenho que planear cada segundo da viagem para garantir segurança e conforto. Com conforto não falo de conforto em termos de um bom hotel, mas conforto sensorial, para garantir que não tenho nenhuma sobrecarga.

COMO O CONTORNAS EM VIAGEM?
Planeamento. Todos os segundos da viagem são planeados. Ao saber onde e o que irei ver naquele dia, ajuda a processar e a poder aproveitar os momentos em vez de tentar compreender o que vem a seguir.

LIMITA A ESCOLHA DO DESTINO?
Não necessariamente. Pessoalmente eu prefiro sempre destinos mais calmos e isolados que tenham uma cultura diferente. Seria difícil por exemplo viajar para Nova Iorque ou cidades extremamente caóticas, no entanto, não é algo que tenha interesse de qualquer forma.

ALGUMA SITUAÇÃO DE AFLIÇÃO DEVIDO A ESSE HANDICAP OU UMA SITUAÇÃO ENGRAÇADA QUE POSSAS CONTAR?
Algumas, mas acho que não foi devido a uma deficiência. De facto, uma vez uma característica do Autismo pode me ter salvado a vida. Estava a trabalhar no Dubai, e durante o fim de semana fui a uma viagem pelo deserto com um guia. Apesar de haver outra família no carro, ao retornarmos, reparei que estávamos perto do meu hotel, e pedi para me deixar primeiro. O guia hesitou e disse que deixava a família primeiro (que viviam 30 minutos fora). Com a minha racionalidade, compreendi que algo estava errado e insisti. Eventualmente deixou-me no hotel, mas insistiu em se encontrar novamente, o que não fiz. Foi graças a minha atenção a detalhes e pensamento racional que me permitiu sair da situação. Não sei exatamente qual era a intenção, mas fico feliz de não o saber.

MESMO ASSIM VALE A PENA VIAJAR?
Vale sempre. Viajar e a melhor forma de conhecer outros mundos.

DÁS ALGUMA SUGESTÃO DICAS A QUEM TEM UM HANDICAP COMO O TEU PARA VIAJAR?
Planeamento sempre. O facto de termos uma linha de apoio a seguir e saber o que fazer de seguida ajuda bastante a minimizar exposição sensorial extra, que nos pode causar sobrecarga. Ajuda também se tivermos momentos de calma em locais mais silenciosos.

QUERES PARTILHAR UMA VIAGEM/AVENTURA QUE TENHAS FEITO E GOSTADO MUITO? A VIAGEM QUE MAIS GOSTASTE? ONDE FOI, O QUE FIZESTE, PORQUE GOSTASTE TANTO?
Viagem para a Amazónia. Fiz uma viagem sozinha pelo Equador para poder trabalhar numa organização de reabilitação de animais selvagens e o seu retorno a Amazónia (Merazonia) e foi a melhor experiência que tive. Estar no meio da floresta, sem sons da civilização e conhecer pessoas de todo o mundo e cuidar de animais selvagens foi algo inesquecível e que sinto falta todos os dias. Adorava voltar lá.


SE SÓ PUDESSES ESCOLHER UM DESTINO PARA VIAJAR PARA SEMPRE, QUAL SERIA? JÁ LÁ ESTIVESTE? DESCREVE ESSE DESTINO E PORQUÊ A ESCOLHA?

Novamente, Amazónia. Adoro florestas e animais. Adorava lá voltar e apenas ainda não o fiz por causa da pandemia. As nossas dificuldades sensoriais estão muito relacionadas com sons modernos. No meio da floresta, os nossos sentidos não estão tão estimulados e consegui gerir bastante bem. Também a socialização e comunicação é mais fácil, visto que trabalhamos com animais, nos quais eu acho mais fácil compreender, e as pessoas à nossa volta tem os mesmos objetivos e ideais. Tive conversas incrivelmente interessantes com pessoas de todo o mundo, com realidades totalmente diferentes, mas com os mesmos ideais de vida.


QUAL A TUA VIAGEM DE SONHO? JÁ A FIZESTE? SE SIM, CORRESPONDEU ÀS EXPECTATIVAS?

Adorava viajar para Borneo ou Sumatra, e espero conseguir quando a pandemia acalmar.


O QUE TE DÃO AS VIAGENS?

Conhecimento. Aprendo sempre algo, e é uma das melhores partes de viajar.


DEFINE VIAGEM NUMA PALAVRA

Crescer


Justgo-with-sara_rocha

SARA ROCHA

SITE: Dat.activism

INSTAGRAM: Autismo em Português

FACEBOOK: Autismo em Português


Outras entrevistas

Author

Write A Comment