Todos os dias ouvimos a palavra inclusão em mais do que um contexto, no entanto, é mais uma palavra que tenho a certeza de que muitas pessoas não sabem o seu verdadeiro significado.

Segundo o dicionário de língua portuguesa, inclusão significa o acto ou efeito de incluir. Ou seja, significa fazer parte de…, pertencer a….. Significa pensar em todos, respeitar as diferenças, viver com elas. É o oposto de exclusão.

Inclusão não significa integrar nem segregar. Inclusão das pessoas com deficiência, na sociedade, não é criar rampas, não é fazer um favor para as receber, não é obrigação. Inclusão não é tratar a pessoa com deficiência como um exemplo de superação, mas sim como uma pessoa.

Já por várias vezes fui convidada para ir à televisão. A primeira vez perguntaram se estava interessada, ao que respondi que sim, que tinha um projeto de turismo acessível e que seria muito interessante falar sobre ele. A resposta foi uma pergunta: “Quem ia a conduzir quando tive o acidente?”

A segunda vez foi para ir com outra pessoa, também em cadeira de rodas, falar sobre o acidente. A terceira foi para ir com mais três pessoas com deficiência falar sobre superação…

E a única vez que me convidaram para falar de viagens acessíveis e turismo acessível, o meu projeto, foi numa televisão em que não havia uma casa de banho adaptada nem sequer uma onde eu conseguisse entrar com a cadeira.

O que acontece hoje em dia é a integração da pessoa com deficiência na sociedade. É a pessoa que se integra e não a sociedade que a integra. É a pessoa com deficiência que tem que se ajustar e adaptar ao que a sociedade tem para oferecer. Entretanto, vão olhando para a pessoa com deficiência como um exemplo, como um herói. A inclusão é um processo natural, não é uma obrigação. A inclusão não é criar uma rampa para aceder a um espaço onde depois, lá dentro, não há um tratamento igual.

Não consigo perceber o que o meu acidente pode trazer de bom às pessoas!? Consigo, sim, perceber o que o meu projeto pode contribuir para a criação de acessibilidades para todos. E por isso criei o meu próprio canal de comunicação o JustGo by Sofia!

JustGo!!

Author

Write A Comment