Porque a nossa viagem começa no dia em que nascemos JustGo With vem dar a conhecer vidas e mostrar que todos somos diferentes no caminho que tomamos, nos tropeços que encontramos e no amor que damos.
Viajantes desta vida,
que nem sempre é em linha recta, que para uns é mais direita do que para outros, mas que todos a fazemos o melhor que conseguimos.
Quais são os teus tropeços?


JustGo With … Catarina Oliveira

Nutricionista, Dj, mas, acima de tudo, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência.
A sua alegria, optimismo e boa disposição são a sua marca e é muito fácil gostar da Catarina mesmo sem a conhecer pessoalmente.
Tem 32 anos, gosta de ler, viajar, ver séries, estar com amigos, fazer desporto, mas a sua paixão é a música.
É com o nome @especierarasobrerodas que surge nas redes sociais com o objectivo de desmistificar os preconceitos contra a pessoa com deficiência. Para a Catarina não há tabus, pelo que diz tudo o que tem a dizer e está sempre pronta a aprender sobre mais algum assunto. Firme nas suas ideias, mas com grande simplicidade e humildade quando não sabe ou quando se engana.
Apesar da viagem ao Brasil ter sido a que mais gostou, é em Portugal que se sente bem e que gosta de partir à aventura.
Fobias? Só ao barulho do algodão!


Apesar de acontecerem sempre imprevistos, um bom planeamento é meio caminho andado para que não tenha que contornar tantas coisas em viagem.


QUAIS SÃO OS TEUS TROPEÇOS?
A fobia ao barulho do algodão! Ahahah e tenho uma deficiência motora devido a uma inflamação na medula (mielite transversa) e, por isso, desloco-me em cadeira de rodas.

COSTUMAS VIAJAR? EM TRABALHO OU LAZER?
Costumo viajar, embora nos últimos tempos tenha viajado mais a trabalho do que a lazer.

O QUE DIZEM AS VIAGENS DE TI? QUE TIPO DE VIAJANTE ÉS?
Acho que as minhas viagens dizem que eu sou uma pessoa que gosta muito do nosso país! Eheheh. Já viajei para fora do país algumas vezes mas confesso que gosto muito de pegar no carro e conhecer Portugal, que tem sítios lindos. Depois da cadeira, só viajei para o Brasil de avião e confesso que, com tantas histórias que já ouvi, tenho até um pouco de receio da minha próxima viagem de avião. Por isso, neste momento, acho que posso dizer que sou uma viajante que adora viajar de carro e conhecer cada vez mais o seu país! Ahahah

O QUE SIGNIFICA VIAJAR PARA TI?
Viajar, para mim, significa descansar pouco! Aahaha A própria viagem, o facto de gostar de explorar os locais faz com que, raramente, tenha aquelas viagens em que, de facto, uma pessoa não “faz nada!”. Mas falando um bocadinho mais a sério, viajar para mim significa descobrir e recarregar energias. Adoro a minha cidade (Porto) mas é refrescante mudar de ares, ver outras realidades e, quando é o caso, outras culturas, costumes e sotaques.

O MELHOR DA VIAGEM?
Precisamente o que disse anteriormente. Para mim, o melhor de uma viagem é conhecer outras realidades, outras culturas e outros costumes.

AVIÃO, COMBOIO, CARRO, BICICLETA OU A PÉ?
Carro, carro, carro! Se bem que o comboio tenha sido, recentemente, uma agradável surpresa.

PREFERES VIAJAR SOZINHO(A) OU ACOMPANHADO(A)?
Acompanhada, sem dúvida.

Justgo-with-catarina-oliveira

TENS ALGUM HANDICAP QUE CONDICIONE A TUA FORMA DE VIAJAR (MEDO, FOBIA, DEFICIÊNCIA, DOENÇA …?
Tenho! Não posso dizer que condiciona totalmente mas exige um grande planeamento que não existia quando andava.

PODES EXPLICAR UM POUCO? O QUE IMPLICA NO TEU CASO?
Eu tive uma inflamação na medula, mielite transversa, que fez com que eu perdesse o movimento nos membros inferiores e, por isso, hoje em dia, desloco-me em cadeira de rodas, o que, obviamente, faz com que todas as minhas viagens, até as mais simples, tenham que ser mais planeadas.

CONDICIONA A FORMA COMO VIAJAS?
Sim. Exige um maior planeamento e consulta dos locais para onde quero ir.

COMO O CONTORNAS EM VIAGEM?
Basicamente, garanto que faço um bom planeamento anterior. Apesar de acontecerem sempre imprevistos, um bom planeamento é meio caminho andado para que não tenha que contornar tantas coisas em viagem. No entanto, apesar de todo o planeamento possível, em todos os sítios existem ou vão existir barreiras para a minha cadeira e a minha locomoção. Geralmente, contorno a situação com bom humor, apurando responsabilidades e propondo a mudança.

LIMITA A ESCOLHA DO DESTINO?
Sim, não vou dizer que não limita! Obviamente que existem destinos onde sonho ir, por exemplo, a Amazónia, que não deve ser o sítio mais acessível do mundo, a uma cadeira de rodas. Ou seja, eu não acho que é impossível eu ir lá, mas não é a minha primeira opção, nem a mais imediata, como seria se eu andasse.

ALGUMA SITUAÇÃO DE AFLIÇÃO DEVIDO A ESSE HANDICAP OU UMA SITUAÇÃO ENGRAÇADA QUE POSSAS CONTAR?
Bom, situações de aflição não, mas lembro-me do primeiro hotel a que fui, depois de ficar na cadeira de rodas. Tinha ligado para garantir que o wc era adaptado e acessível (que é um dos maiores problemas). Garantiram-me que sim. Cheguei lá, a casa de banho tinha banheira e nada de banco de apoio. Fui à recepção pedir uma solução e uma justificação e chegaram-me com uma belíssima solução. Um banco de madeira, daqueles antigos, e sugeriram-me que eu o colocasse dentro da banheira (imaginem a segurança do acontecimento!) e que tomasse banho assim. Obviamente, rejeitei a solução porque, provavelmente, me levaria a partir um fémur. Tiveram que me dar outra solução que foi, exatamente, um banco adaptado à banheira para onde eu conseguia fazer uma transferência segura. Este tipo de histórias, no fundo, não são verdadeiramente engraçadas mas demonstram o quão as pessoas não entendem a realidade de alguém que está numa cadeira de rodas.

MESMO ASSIM VALE A PENA VIAJAR?
Sim, muito! Sem dúvida!

DÁ ALGUMA SUGESTÃO DICAS A QUEM TEM UM HANDICAP COMO O TEU PARA VIAJAR?
Sim, falem com outras pessoas que estejam numa situação parecida com a vossa e que costumem viajar (como eu faço sempre com a Sofia! Ahahahah), procurem opiniões e sugestões porque, assim, já sabem mais um bocadinho de para onde vão. Depois, liguem para os sítios, perguntem, perguntem, perguntem e peçam fotografias e emails para que as coisas fiquem registadas e vocês possam reclamar os vossos direitos se as coisas não saírem como combinado.

QUERES PARTILHAR UMA VIAGEM/AVENTURA QUE TENHAS FEITO E GOSTADO MUITO? A VIAGEM QUE MAIS GOSTASTE? ONDE FOI, O QUE FIZESTE, PORQUE GOSTASTE TANTO?
A viagem que mais gostei foi ao Brasil, à Bahia. Mas, aí, ainda andava. Amei essa viagem por toda a ligação que tenho com aquela terra, sem saber muito bem explicar porquê. Os cheiros, as cores, as pessoas, tudo na Bahia me diz muito e, por isso, foi a viagem da minha vida até agora. Depois, também, porque fui com uma pessoa local, tive oportunidade de conhecer Bahia como se fosse mesmo de lá e não uma turista e é isso que eu gosto muitooooo numa viagem. Mais do que os locais turísticos, eu gosto muito do que é local, das vivências locais. Já na cadeira, uma das viagens mais incríveis foi quando fui a Madrid uns 4/5 dias com uns amigos, pouco tempo depois de sair do hospital, depois da minha inflamação na medula. Esta viagem foi uma loucura porque fui para casa de um amigo num bairro típico de Madrid que, como devem imaginar é zero acessível e, por isso, tivemos que contornar todos juntos várias barreiras. Mas foi uma viagem muito importante, porque foi voltar à vida depois do que me aconteceu e perceber que tudo se faz, muitas vezes de uma forma diferente agora, mas perfeitamente possível e exequível quando temos o apoio das pessoas que nos rodeiam.

SE SÓ PUDESSES ESCOLHER UM DESTINO PARA VIAJAR PARA SEMPRE, QUAL SERIA? JÁ LÁ ESTIVESTE? DESCREVE ESSE DESTINO E PORQUÊ A ESCOLHA?
Brasil. Não queria viver no Brasil, nem formar família lá principalmente por causa da segurança, mas, sem dúvida, que é um país que eu adorava conhecer todo! E tem tanto tanto tanto para se conhecer que se pudesse passar a minha vida a ir e vir de um país, seria sem dúvida o Brasil.
Já estive na Bahia e no Rio de Janeiro e há muito mais para visitar. Confesso que me “chama” muito mais o nordeste brasileiro, mas também adorava conhecer São Paulo, a selva de pedra. No fundo, acho que gostava de descobrir e conhecer todo o Brasil. Porquê? Não sei. É um país que me chama!

QUAL A TUA VIAGEM DE SONHO? JÁ A FIZESTE? SE SIM, CORRESPONDEU ÀS EXPECTATIVAS?
Não tenho uma. Tinha, a ida à Bahia. Fiz e superou todas as minhas expectativas. Agora não tenho uma só pois gostava de visitar muitos sítios. Voltar ao Brasil, amava ir a Austrália, gostava de ir ao Japão, até apreciava ir aos Estados Unidos e, por causa da Sofia (ahahah), gostava de conhecer Berlim, enfim, muitos muitos sítios.

O QUE TE DÃO AS VIAGENS?
Vida!

DEFINE VIAGEM NUMA PALAVRA
Aventura!


Justgo-with-catarina-oliveira

CATARINA OLIVEIRA


INSTAGRAM: Espécie rara sobre rodas

FACEBOOK: Catarina Oliveira

YOUTUBE: C Feliz


Outras entrevistas

Author

Write A Comment