Fazer uma roadtrip pernoitando em sete cidades em que em seis delas encontro o hotel acessível, com toda a adaptação de que preciso, (apenas o sexto não estava tão perfeito como os anteriores), é uma estimativa muito boa!

Este ano, a roadtrip passou por dois países e sete cidades o que implicou a marcação de sete hotéis adaptados. Esta não é uma tarefa fácil, como explico no artigo: Hotel acessível | Como reservar. No entanto, até correu relativamente bem para minha surpresa. Depois de algumas tentativas e de ter que desmarcar em apenas duas das opções escolhidas por não terem quartos adaptados, dei o processo por concluído, com tudo validado e garantido por parte dos hotéis, com alguma rapidez.

Se ainda juntarmos aos quartos adaptados, o facto de que a partir de França éramos três pessoas e a opção seria conseguir apartamentos, por uma questão de logística e, também, para ser menos dispendioso, até correu muito bem.

Espanha: Madrid, Barcelona e Valladolid

Em Espanha, principalmente em Madrid, sempre que posso, fico na cadeia Ilunion, onde a acessibilidade e adaptação do quarto é garantida, como explico no artigo A domótica nos hotéis ao serviço de pessoas com mobilidade reduzida. Foi o que fiz e fiquei no Hotel Ilunion Atrium, uma excelente opção quando se vai de carro, já que fica afastado do centro da cidade. Há outros da mesma cadeia e é uma questão de procurar e escolher! Desta vez, não fiquei no quarto de domótica, mas, sinceramente, no meu caso, não preciso.

Não consegui reservar o hotel onde tinha ficado na última vez que estive em Barcelona, porque estava esgotado, mas fui lá tomar o pequeno-almoço todos os dias. Ficam a perceber o porquê no artigo: Hotéis que ficam na memória. A alternativa que encontrei foi o Hotel Room Mate Carla que recomendo. Fica muito bem localizado e em termos de adaptações está perfeito para mim. Quando um hotel está perfeito para mim, quer dizer que consigo fazer tudo sem ajuda, ou seja, a altura da cama ao nível da minha cadeira, o duche para tomar banho com barras e um assento seguro e o acesso à sanita desimpedido e com barra de apoio. São estes os factores fundamentais para que tudo corra bem.

No regresso, ficámos uma noite em Valladolid para descansar já que a viagem era muito grande e ficámos no Hotel Zenit El Coloquio. Apesar do hotel ser muito agradável, o pessoal muito simpático e ficar bem localizado, as adaptações da casa de banho não eram as melhores e a cama, ou as camas, já que não era de casal, estava muito baixa. A área da casa de banho era boa, mas a sanita estava em cima da porta o que dava pouca margem de manobra para a transferência e a torneira do duche ficava de tal modo longe do assento que só se o braço fosse elástico, o que até daria jeito em muitas situações. Tive pena porque o hotel era muito bom.

França: Toulouse, Sarlat-La-Canéda, Tours e Bordéus

Em França, como já disse, a opção recaía mais sobre apartamentos e, de facto, descobri uma cadeia de aparthotéis que existem em várias cidades da Europa, os Adagio Accor. Consegui reservar o apartamento adaptado tanto em Toulouse como em Bordéus, o que foi uma excelente opção em qualquer um dos sítios, ambos com boa localização, bons acessos e os quartos e casas de banho com boas áreas e excelentes adaptações que permitiram que não precisasse de qualquer tipo de ajuda.

Em Toulouse, fiquei no Adagio Toulouse Centre Ramblas e em Bordéus no Adagio Bordeaux Centre Gambetta.

Em Sarlat-La-Canéda e em Tours a melhor solução foi ficar na cadeia Ibis e, mais uma vez, encontrei tudo com boas condições de acessibilidades e adaptações, respectivamente no Hotel Ibis Sarlat e no Hotel Ibis Tours Centre Giraudeau.

Não fossem os pormenores do hotel de Valladolid e teria sido tudo perfeito! Garanto-vos que este é um saldo muito positivo que nunca tinha conseguido em viagens com tantos hotéis.

Ainda não chegámos à situação ideal, mas é com muita alegria que escrevo este artigo e vos digo que estas férias foram descontraídas no que diz respeito a este assunto.

Venham as próximas!

JustGo!!

Author

2 Comments

Write A Comment