Quando recebi o convite do Filipe Mourato Gomes, presidente da Associação de Bloggers Portugueses, da qual faço parte, para participar no Exodus Aveiro Fest, nem queria acreditar. Claro que aceito o convite!

Ser uma das oradoras, no painel das Travel Talks by ABVP, foi mais um desafio que aceitei apesar do pânico que se apoderou de mim, logo de seguida, pois ir falar num auditório com uma plateia que poderia ir até às 700 pessoas afigurava-se-me assustador.

Esta foi mais uma oportunidade de passar a minha mensagem, que todos os dias tento transmitir através do meu blog, das redes sociais e das pessoas com quem falo, de que viajar é para todos e não interessa como vamos ou onde vamos, mas sim irmos!

Foi um privilégio fazer parte de um grupo de oradores de excelência como o que esteve presente nestes dois dias de grandes histórias e de grande inspiração. De facto, já sabia que ia ser bom pelos relatos que tinha, mas, mesmo assim, ainda me surpreendeu a qualidade e a organização deste festival.

As conversas de bloggers sobre viagens, em que participei, contaram com Ivete Carneiro que falou da Mauritânia, o país de Chinguetti, Maria José Elias trouxe o Urban Sketching pelo mundo aos 85 anos, Rui Barbosa Batista falou do Charme dos países menos desejados, Carla Mota e Rui Pinto apresentaram o Vulcão Fagradalsfjall, viagem às entranhas da Terra e, por fim, Tânia Muxima desafiou-nos com a sua viagem a África, de bicicleta.

E este painel, não querendo puxar a brasa à minha sardinha, foi bastante inspirador e deu-nos um momento muito descontraído de descoberta e de partilha de aventuras.

O Exodus Aveiro Fest é um festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura que defende os valores humanos, culturais, sociais e ambientais. Tem como missão a difusão cultural, humana e ambiental e, para isso, apresenta-nos sempre um leque de oradores que seguem esses princípios.

Foram vários os fotógrafos, videógrafos e realizadores de documentários que passaram pelo palco do Centro de Congressos de Aveiro, durante dois dias, para nos falarem dos seus trabalhos e de como o usam para contribuírem para um planeta melhor e para a sua conservação.

Estas palestras desafiaram-nos a pensar sobre todos estes temas, mas, acima de tudo, desafiaram-nos a desafiarmo-nos.

A edição de 2022 já está agendada para o fim de semana de três de Dezembro, com alguns nomes já confirmados, e decorrerá igualmente no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Eu vou lá estar de certeza. O Centro é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, tem elevador com acesso a todos os pisos e casas de banho adaptadas.

Fiquei alojada no Melia Ria Aveiro, um hotel com muito boas acessibilidades, onde fui muito bem recebida e que recomendo.

JustGo!!

Author

Write A Comment