Confesso que tinha alguma curiosidade em conhecer o Dubai por se tratar de uma cidade erguida no deserto, onde tudo parece ser possível.

O Emirado do Dubai situa-se na costa do Golfo Pérsico  e no deserto da Arábia. Fala-se árabe e o Islão é a religião oficial. Existe uma monarquia absoluta e uma série de leis e regras que convém ter conhecimento, para evitar problemas, como a proibição da homossexualidade, o consumo de álcool restringido, a maneira de vestir que não pode ser muito ousada e demonstrações de afecto entre casal como beijar e andar de mãos dadas não são permitidos.

Luxo, riqueza e ostentação definem a zona moderna onde a arquitectura dos edifícios  deixa qualquer um de boca aberta. É impressionante a quantidade de arranha-céus e as suas formas modernas e tão diferenciadas!

No Dubai é muito fácil estar em qualquer lado que seja o maior do mundo. O maior prédio do mundo, o maior centro comercial do mundo, o maior aquário do mundo, etc. Ilhas artificiais, canais artificiais, pistas de ski artificiais, enfim, há tudo o que é possível imaginar e o que não é também!!

Estávamos em final de Maio e um calor quase insuportável. Chegámos por volta das 8 da manhã já com 28º e, talvez, tenha sido esta a temperatura mais baixa que por lá apanhámos. O bom é que estavam umas noites maravilhosas, para mim, claro, que adoro noites quentes! Já durante o dia era quase impossível andar na rua com tanto calor. O melhor é optar por visitar alguns edifícios e, até mesmo, entrar num centro comercial para refrescar. Não esquecer, no entanto, de sair sempre com um casaco, ou um lenço pois passado algum tempo dentro de qualquer edifício começamos a gelar, tal é a baixa temperatura a que estão regulados os ares condicionados.  Em caso de “emergência”podemos, sempre, entrar numa paragem de autocarro porque sim, estão equipadas com ar condicionado!

Andar pelas ruas do Duabi, principalmente nas zonas modernas, em cadeira de rodas, não traz grande dificuldade. Os passeios estão rebaixados, o acesso a edifícios está garantido, o metro está adaptado e é muito fácil de entender.

Não pudemos deixar de visitar o mercado do ouro em Deira, o famoso Gold Souk. Optámos por ir de metro apesar de existirem outras opções, como por exemplo, o barco, onde não é complicado ir em cadeira de rodas.

Chegámos a uma realidade completamente diferente pois são dezenas de lojas carregadas de ouro e outros metais e pedras preciosas. Como não estávamos para compras, não sei porquê?!, não nos demorámos muito. Ruas mais sujas, alguns buracos mas os passeios estavam rebaixados.

Não fui à praia mas fiquei com pena, porque parece que a água é quentíssima. Estivemos pouco tempo e, sinceramente, não consegui perceber se existe algum local com acessibilidade para cadeira de rodas e cadeira adaptada para ir à água.

Tirámos um dia para ir a Abu Dhabi e visitámos a lindíssima mesquita Sheikh Zayed, uma das maiores do mundo e, talvez, também, das mais bonitas. Mais de mil colunas, em mármore branco, e o maior tapete persa do mundo, feito à mão. Tudo em grande, como costume por aqueles lados! Tivemos um guia para nos levar e correu tudo na perfeição.

O turismo é uma das grandes apostas do Dubai pelo que existem muitas opções para passeios e actividades  por onde escolher.  Apesar de não termos comprado nenhum pacote turístico, pois estivemos pouco tempo,  do que consegui perceber uma limitação física, ou uma cadeira de rodas, não é impeditivo de o fazer.

Não, não ficámos no Burj Al Arab, o 7 estrelas do Dubai, mas ficámos, e muito bem, hospedados no JA Ocean View Hotel. O quarto era praticamente do tamanho da minha sala! Até me cansava de cada vez que precisava de qualquer coisa da mala! e, claro, estava muito bem adaptado.

Como pontos negativos do quarto aponto a alcatifa que, para mim, não é uma vantagem porque dificulta a deslocação da cadeira, e um pequeno degrau para a varanda.

Do Dubai seguimos viagem para Hong Kong e iniciámos a viagem à China.

JustGo!!

Ano da viagem: 2016

Dubai-cadeira-de-rodas
Dubai
Dubai-cadeira-de-rodas
Dubai
Dubai-cadeira-de-rodas
Dubai
Dubai
Dubai-cadeira-de-rodas
Dubai
Dubai
Dubai-cadeira-de-rodas
Dubai
Dubai
Abu Dhabi
Abu Dhabi
Abu Dhabi
Dubai-cadeira-de-rodas
Dubai
Author

Write A Comment