Já várias vezes escrevi sobre a dificuldade em encontrar hotéis adaptados e acho sempre que, com a evolução das coisas e com a minha experiência, o vou conseguindo fazer de uma forma mais eficiente… até ao dia em que começo a organizar mais uma viagem e as coisas não correm tão bem como eu desejava.
Quase nunca é fácil e existem destinos mais complicados do que outros. Muito raramente se encontra informação sobre as acessibilidades nos sites dos hotéis ou nas plataformas de reservas.

Como comprar ou vender um serviço que não se sabe que existe?

As plataformas de reservas, como booking ou airbnb, têm cada vez mais filtros que, sinceramente, acho que, em vez de ajudarem, ainda complicam mais a tarefa. Quantos mais filtros selecciono menos hipóteses aparecem, principalmente, porque, a maior parte das vezes, não são preenchidos. Uma das razões para isso acontecer é porque o pormenor é tanto que quem os preenche não o sabe fazer. Eu própria tenho, por vezes, alguma dificuldade em perceber como funcionam alguns filtros e raramente os utilizo porque não são credíveis.

Seria muito mais fácil aparecer um filtro para selecionar os hotéis com quartos adaptados e depois, para cada um deles, aparecer um descritivo das adaptações e, o mais importante, existirem fotografias do quarto e da casa de banho. A mim, basta-me ver uma fotografia para perceber se aquele quarto serve para as minhas necessidades.

Deveria, ainda, haver uma opção para efetuar a reserva desse mesmo quarto e ficar-se-ia, então, a saber, naquele momento, se está disponível e qual o preço.

Tão simples que seria!

Além de evitar as situações em que o hotel diz que é adaptado e não é, conseguir-se-ia uma validação automática, e evitar-se-iam também as surpresas desagradáveis de escolhermos um quarto mais barato e depois o adaptado ser numa tipologia superior e, consequentemente, mais caro.

Isto serve para as plataformas e para os próprios hotéis, uma vez que se aplica às reservas em geral.

Esta semana, participei num simpósio sobre turismo inclusivo em que um dos participantes foi falar sobre as boas práticas, em termos de acessibilidades, no seu hotel, trazendo mesmo um arquitecto para explicar melhor aquilo a que se referia. Enquanto ouvia, decidi fazer uma visita ao site do hotel e não consegui descobrir absolutamente nada sobre esta temática e se, normalmente, não costumo estranhar este facto, desta vez fiquei, sinceramente, espantada por não encontrar qualquer tipo de informação relativamente a este assunto, o que considero uma falha.

Este é um dos pontos pelo qual me tenho debatido bastante ao longo dos tempos: a falta de informação sobre as acessibilidades dos locais.

Realmente, não deveria ser necessário os hotéis fazerem referência a este assunto e espero que um dia essa seja a realidade, pois, quando isso acontecer, é sinal de que todos os locais são acessíveis e estão preparados para todas as pessoas. Enquanto esperamos por essa normalidade, é muito importante, para quem tem mobilidade reduzida, ter acesso a essa informação na hora de efectuar uma reserva.

Porque que é importante ter disponível informação sobre as acessibilidades?

  • Primeiro, para saber que o local é acessível e adaptado a todos;
  • Segundo, porque nem todas as acessibilidades servem a todas as pessoas e daí a importância da disponibilização de fotografias, pois assim qualquer pessoa pode decidir se serve ou não para as suas necessidades.

Quais as vantagens? Existem vantagens para ambos os lados:

Para quem procura locais com acessibilidade:

  • Evitar a perda de tempo com pesquisas e com reservas que não são acessíveis, e livrando-se de se deparar com situações desagradáveis.
  • A possibilidade de saber no momento se o quarto está disponível e qual o preço.
  • A hipótese de reservar um quarto de hotel de forma digna como todas as pessoas;

Para quem disponibiliza os serviços:

  • Facultar uma informação credível, não tendo que perder tempo a responder a perguntas cujas respostas podem estar no site ou noutros meios de divulgação dos serviços;
  • Não perder oportunidades de negócio por falta de informação.

Estou a falar de alojamentos, mas tudo isto se aplica a restaurantes, cafés, espaços comerciais, museus ou qualquer outro local aberto ao público.

JustGo!!

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